domingo, 29 de abril de 2012

Líderes do movimento estudantil Upanemense participam do I Encontro Estadual de lideranças Estudantis.

 
Uma comitiva composta por representantes da Associação dos Universitários, Grêmio Estudantil Aldo Felinto e Comissão Municipal de Jovens,  participaram  do I Encontro Estadual de Lideranças Estudantis e Culturais, realizado  no último sabado dia 28/04 na cidade de Baía Formosa/RN, sendo promovido pelas entidades, CPC-RN,CPC e ANE-RN.
Na abertura,  com a presença do Prefeito de Baía Formosa/RN, Nivaldo Melo que deu as boas vindas aos presentes e falando do resgate da cultura formosense, citando alguns exemplos e garantindo aos presentes apoio total as iniciativas das entidades e da juventude, falou de suas obras em prol da cultural, como por exemplo a construção do Complexo Turistico e a Praça de Eventos, além de outros assuntos ligados a educação e cultura, no final do seu discurso o prefeito, Nivaldo Melo foi agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pelo CPC-RN pelo relevantes serviços prestados ao município na aréa de educação e da cultura, além dos apoios que tem dado aos eventos das entidades.
Na sequência Fátima Cardoso, coordenadora do SINTE-RN, agradeceu o convite, elogiando a luta das entidades e garantindo total apoio e principalmente na luta pelo CAMPUS da UERN em Nova Cruz, propondo inclusive a redação de uma NOTA EM PROL DA LUTA pela UERN!  Em seguida inicia sua palestra abordando temas como a luta dos professores e a importância dos jovens na luta também pelos seus direitos, no final de sua palestra, Fátima Cardoso respondeu as perguntas dos participantes.
Antes dos debates, a Banda de Música da Escola Municipal Manoel Germano de Baía Formosa/RN tocou o Hino Nacional e apresentou mais três músicas, que todos adoraram, aplaudindo em seguida.  A banda tem a frente o Maestro, Tiago que tanto tem ajudado os jovens da referida escola insinando-os a tocar algum instrumento e fazendo que eles descubram o gosto pela música instrumental.
Todos foram unanimes em fortalecer a idéia de seguir em frente ampliando os projetos culturais, entre eles o Biblioteca do Estudante e o Identifcando Novos Talentos.
Na parte da tarde, finalizando os debates  aconteceu uma palestra com a Deputada Federal Fátima Bezerra- PT/RN que falou de sua luta em prol da educação e da cultura potiguar, citando suas ações, entre elas os IFRNs, através de suas emendas parlamentares.  A deputada elogiou o Presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC, Eduardo Vasconcelos pela sua incanssável luta em prol da juventude e garantiu aos presentes que sua luta também é a volta do campus da UFRN para Nova Cruz/RN  e que apoiará também a luta  pela UERN.  Houve uma pausa para a apresentação do BALÉ CULTURAL GOVERNADOR MÁRIO COVAS da E. M. Gov. Mário Covas da cidade de Passa e Fica/RN, sendo bastante aplaudido e recebendo elogios da deputada.  Antes da deputada se deslocar para outras atividades, o presidente do CPC-RN, Edaurdo Vasconcelos entregou a deputada o Diploma de HONRA AO MÉRITO, ocasião em a deputada agradeceu muito e prometeu lutar ainda mais pelo jovens potiguares.
Encerrando as atividades, foi aprovado um calendário de mobilização nos municípios como Upanema, Pedro Velho, Montanhas, Passa e Fica, Santa Cruz, Currais Novos, São Bento do Trairi e Arês e a realização do FESTIVAL DA CANÇÃO ESTUDANTIL nas cidades participantes do evento previsto para  o DIA 11 DE AGOSTO, dia do ESTUDANTE, com uma grande final proporcionando a gravação de um CD com os finalistas e a realização do I ENCONTRO ESTADUAL DO ORGULHO NEGRO, previsto para dia 20 DE NOVMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!  O grupo de HIP HOP  de Nova Cruz/RN apresentou-se para finalizar o encontro, cantando músicas ousadas, agitando assim a galera presente.
A convite da Associação dos Universitarios, Aisamaque Dalyton - PT/Local, acompanhou a comitiva municipal e reforçou a necessidade de mais ônibus escolares para o municipio junto a Deputada Fatima Bezerra - PT/RN,  que reafirmou o comprossimo de lutar por mais 02 (dois) ônibus para o nosso municipio.