quarta-feira, 25 de março de 2015

Atenção Juventude!


Vereador Aisamaque Dalyton - PT, apresenta requerimento solicitando informações sobre o programa de corte de terra.



Sr, Presidente, 
Colegas vereadores,

 Sr. Presidente, inicio externando minha felicidade quanto as últimas chuvas que caíram em nossa região. Agora, é hora de ampliar a rotina do sertanejo (a). Cultivar o solo, plantar, cuidar da alimentação do rebanho.... Afinal, somos responsáveis pela alimentação dos homens e mulheres do campo e da cidade. 
Já quanto ao corte de terra apresentei hoje requerimento cobrando da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que sejam enviadas a esta casa legislativa informações sobre o andamento do referido programa.  E ainda, cobrar nos termos regimentais e de nossa lei orgânica, a convocação do (a) Secretário (a) Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, para comparecer pessoalmente a Câmara Municipal em dia e hora a ser estabelecido pela presidência da casa, com fim de prestar informações aos edis dessa casa, quanto a assuntos daquela secretaria.
Quero ainda mais uma vez externar minha preocupação quanto a não implantação da lei nº: 431/ que instituiu o Sistema de Inspeção Municipal- SIM, permitindo a certificação dos produtos provenientes da agricultura familiar como derivados do leite, polpas de frutas e etc, proporcionando o acesso dos nossos agricultores (as) aos programas institucionais, como:  Compra direta local, PNAE e PAA.
Informar que a convite da Associação de Jovens “Semeando para o Futuro” e do nosso mandato parlamentar, próxima segunda-feira dia 30/03 á Jovem Divaneide Basílio - Secretaria Estadual de políticas Públicas para a Juventude estará cumprindo agenda em nossa cidade, visitando algumas escolas, grupos de jovens e proferindo palestras sobre os programas sociais para a juventude.
Por fim, comunico que no último dia 07 do corrente mês, estivemos no Projeto de Assentamento Palheiros III, auxiliando os agricultores (as) daquela região na constituição de uma associação de apoio e  desenvolvimento da mineração, objetivando regularizar a extração de pedra calcaria existente naquela localidade, garantindo o sustento de muitas famílias.

          A todos (as),  um bom dia e um final de  muita  paz, saúde e alegrias. 

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pronunciamento do Vereador Aisamaque Dalyton- PT, na última sessão ordinaria da Câmara Municipal.



Senhor Presidente,
Colegas Vereadores,
Demais autoridades aqui presentes,
Meus senhores, minhas senhoras, bom dia.


Quero iniciar Sr. Presidente, ainda parabenizando as mulheres em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher” comemorado no último dia 08 de março, uma data importante pois representa a luta de todas as mulheres do campo e da cidade.
Parabenizo também o nosso pároco o Padre Francinaldo Macário pela passagem do seu aniversario ocorrido no último dia 11/03. Que Deus continue presente em seu cotidiano, abrilhantando cada vez  mais o seu trabalho a frente da nossa Paroquia da Imaculada Conceição.
Comunicar que na penúltima segunda – feira dia 02/03, motivados pelo número expressivos de agricultores (as) indagando sobre as maquinas disponíveis ao agricultor (a) para o preparo do solo, estivemos acompanhados dos vereadores Canindé Rocha, Gineton Costa e do Professor Silva Junior, visitando o espaço público aprovado por está Casa Legislativa, destinado a  guardar os transportes do município, observando principalmente o estado de conservação dos tratores e maquinas agrícolas. Na oportunidade, em contato com o Sr. Prefeito Municipal, indagamos sobre o estado de conservação de alguns transportes e sobre o conserto dos tratores destinados a auxiliar o homem do campo. Quero esclarecer que estávamos em um local público,  cumprindo o nosso papel de fiscalizar e acompanhar as ações do poder executivo.
Em outro momento, visitamos também o andamento de algumas obras, observando as instalações e o prazo de entrega.
Por fim,  ainda quero externar minha preocupação, quanto à falta de democracia existente em nossa cidade. Temos hoje uma FM comunitária em nosso município, que ultimamente até aprovamos nesta casa, o projeto lei, tornando-a associação de utilidade pública mais que, através de sua direção proíbe o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de utilizar seu horário na grade de programação para apresentar a demanda e os desafios enfrentados pelos agricultores (as), uma vez que, afeta diretamente a gestão municipal. Só nos resta lamentar o fato, pois  Upanema, sempre foi destaque através da luta incansável de Clécio Azevedo, como sendo uma das poucas cidades da região com uma radia comunitária. Num período recente chegaram os  blogs com interatividade e informação, as redes sociais, um jornal com informação, entrevistas, debates, prestação de serviço, tudo da nossa terra e  uma TV aberta  retransmitindo as nossas festas, divulgando a nossa cidade para o mundo.
Hoje, o que vemos é uma busca incansável para manter nossa população sem informações, sem acesso aos assuntos pertinentes que envolve diretamente o nosso dia a dia. Neste sentido, Sr Presidente, quero sugerir como forma de fortalecer a democracia e manter nossa sociedade sintonizada com os nossos desafios, que seja enviado oficio a direção da FM Comunitária 104,9 a fim de acrescentar na sua grade de programação um programa semanal de debates, onde seja aberto espaço a sociedade para expor sua opinião, apresentando sugestões dentro dos assuntos abordados, já que está casa legislativa não se posiciona quanto a transmissão das sessões deste plenário. È o nosso entendimento.   
A todos (as),  um bom dia e um final de semana cheio de paz, saúde e muitas alegrias.