terça-feira, 27 de setembro de 2011

Funcionários da educação fazem assembleia e decidem pela paralisação


Publicado no Dia 26/09/2011 - Jornal Correi da Tarde
Elizângela Moura

Marcos Lima
Coordenadora do Sinte Fátima Cardoso participou da assembleia de hoje em Mossoró
A direção do Sindicato dos Trabalhadores em educação do Estado (SINTE/RN), realizou assembleia na manhã de hoje com todos os funcionários da educação, como Auxiliares de Serviços Gerais (ASG), Técnicos de nível médio e superior (TED e TNS).

A mobilização por parte das categorias que foram atingidas pelas afirmações do Governo - de não pagamento dos Planos de Carreira a partir deste mês - seguirá até o dia 4 de outubro. Em assembleia na manhã de hoje, esse pensamento foi consolidado em Mossoró. "Nossa assembleia foi bastante participativa e os funcionários deliberaram por um indicativo de greve para o dia 04 de outubro, confirmando o pensamento das demais categorias", disse Rômulo Arnauld, coordenador geral do Sinte em Mossoró.

De acordo com ela, ainda na assembleia foram tiradas outras deliberações, como uma nova assembleia para o dia 05 de outubro, movimentação em Mossoró durante a instalação do Governo na cidade, e ainda buscar audiência junto ao Governo durante esse período em que estará em Mossoró. "Nós vamos aproveitar que o Governo será instalado em Mossoró por 3 dias para tentarmos uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini, porque ainda existe tempo para evitar essa nova onda de greves no estado, para isso, basta o Governo querer", disse.

A coordenadora geral do sindicato da categoria, Fátima Cardoso, participou da assembleia em Mossoró, onde afirmou que "os trabalhadores estão no mesmo ritmo e vêm reafirmando a disposição de enfrentar este momento de luta e se preparam para a greve, caso seja necessário.Hoje, Mossoró aprovou o indicativo de greve para 04 de outubro, que será o primeiro dia útil do mês", destaca.

Segundo Fátima Cardoso, a luta dos funcionários é justa, porque o Governo está se negando a cumprir com o acordo, alegando falta de recursos, quando, de acordo com a sindicalista, está nadando em dinheiro. "Tem muito dinheiro sim, só de Imposto sobre circulação de mercadorias, o ICMS, foi mais de 12 por cento de aumento, sem contar com os royalties e demais impostos, e ainda assim o Governo diz que não tem condições de responder e isso para nós significa que ele(Governo) rasgou o acordo que foi assinado com a categoria, e nós não vamos aceitar que os trabalhadores sejam tratados com desprezo , e a ração será a greve", disse.

Ela diz ainda que os funcionários da educação estarão aliados a outras categorias, unindo forças em prol de um único objetivo. Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, "a estratégia do governo é dividir os trabalhadores e depois puni-los em sua totalidade com medidas arbitrárias. Essa luta é de todos. Ela é nossa!", completa.

Em Natal, a assembleia com os funcionários da educação está marcada para o dia 29 deste mês, com indicativo de greve. "Será muito importante o apoio de todos. Vamos mobilizar as escolas, Direds e a SEEC, para não deixarmos que o acordo assinado seja rasgado.", afirmou.

A coordenadora Fátima Cardoso, afirmou ainda que o Estado está prestes a passar por outro momento de crise no funcionalismo público. "A governadora vai enfrentar um grande problema que ela mesma causou. Após nove meses de administração Rosalba Ciarlini ainda não disse a que veio. Tudo o que sabemos é que o seu estilo de governo autoritário vem desagradando até mesmo a classe empresarial. Conflitos não irão faltar.", afirmou a dirigente, completando que a população está compreendendo a realidade e sabe que os trabalhadores estão sendo prejudicados enquanto o estado tem uma arrecadação recorde. "Esse é um sinal de que a governadora não assinou um acordo no escuro. A grande verdade diz é que a governadora quer a todo custo passar uma imagem de gestora comprometida com os serviços públicos, mas age dando prioridade as suas mega-propagandas.", avaliou.

Além dos funcionários da educação, outras categorias já estão com indicativo de greve, sendo elas, IDEMA, Fundação José Augusto, Servidores da Tributação e EMATER.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Encontro do Coletivo Gestor de Formação


Cadernos de Formação Política

 Promovido pela Secretaria de Formação Política, foi realizado em Natal, neste sábado (24), o encontro do Coletivo de Gestor de Formação.  O objetivo é capacitar e integrar os multiplicadores responsáveis pela Jornada Estadual de Formação que será realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro por todo o estado, de acordo com as agendas dos polos. Para Eraldo Paiva, Presidente do PT/RN, a formação política é um dos alicerces fundamentais para a construção de um Partido dos Trabalhadores sólido.
Contando com a participação de companheiros de Upanema, Mossoró e Currais Novos, o encontro de hoje, segundo Socorro Batista (Secretária de Formação Política/RN) visa a retomada do processo de formação como prioridade do PT de forma planejada, baseada na agenda de atividades da Fundação Perceu Abramo que tem o objetivo de contribuir para a educação e qualificação da ação política dos filiados do PT, do povo trabalhador e da cultura socialista democrática do Brasil.
As Jornadas de Formação irão propiciar aos militantes e filiados o conhecimento da história, das lutas, bandeiras e do projeto político do Partido dos Trabalhadores, desde sua origem, até os tempos atuais. Conhecer a história e o projeto político do Partido dos Trabalhadores é fundamental para a militância política e para a sociedade. Através da formação política, pode-se melhorar a ação na disputa pela hegemonia do projeto nacional petista e compreender a importância das políticas do governo Lula, e atualmente da Presidenta Dilma, tão importantes na construção da cidadania do povo brasileiro.
Outras Informações: Socorro Batista (msbatista-@hotmail.com)
Saiba mais sobre a história da formação política: Aqui.
Reunião do Coletivo de Formação
Reunião do Coletivo de Formação 2
Reunião do Coletivo de Formação 3

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONVITE

PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT
DIRETÓRIO MUNICIPAL DE MOSSORÓ
CONVITE
Companheiros e Companheiras,
O nosso Partido estará realizando, no próximo dia 29 de setembro de 2011, uma movimentação política, contando com as presenças de Executivos e Parlamentares do PT, bem como com Autoridades Partidárias convidadas. Na oportunidade, serão apresentados os Novos Filiados e as Novas Filiadas ao PT de Mossoró. Para tanto, convidamos Vossa Senhoria e Ilustríssimos Familiares a participarem deste nosso evento.
Local: Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na Avenida Presidente Dutra S/N – Bairro: Ilha de Santa Luzia - Mossoró/RN
Data: 29 de setembro de 2011 – Quinta
Horário: 17h
Agradecemos antecipadamente por suas honrosas presenças,
Diretório Municipal do PT de Mossoró


Diretório Municipal do PT de Mossoró
Edifício Duarte Filho
Av. Cunha da Mota, 53 – Sala 101 - Centro
CEP – 59600-160- Mossoró/RN

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

#QueremosBR110



* Iracema Maniele
Fonte Texto: Blog Santelma Gomes - www.santelmagomes.blogspot.com


Os jovens de Campo Grande, Janduís, Upanema e Messias Targino estão começando uma mobilização em prol da pavimentação do trecho BR 110 que liga Campo Grande a Upanema e esta a Mossoró, são pouco menos de 80km que separam toda uma parte da Região Médio Oeste do Rio Grande do Norte à Mossoró - cidade polo do Oeste Potiguar. Com a pavimentação desse trecho da BR 110 as populações das cidades citadas e demais cidades do RN e de outros estados teriam um acesso mais rápido à Mossoró. Os benefícios são inúmeros, a começar pelo encurtamento da distância que separa muitas famílias de um melhor acesso à SAÚDE, EDUCAÇÃO e menores preços em passagens e transporte de mercadorias, favorecendo o desenvolvimento econômico de nossa região.


Breve postarei os encaminhamentos que deverão ser seguidos depois das discussões que estão começando aqui na internet (blogs, redes sociais) e em reuniões realizadas nas cidades. Desde já convido os Jovens das cidades de Janduís, Campo Grande, Messias Targino e Upanema para se engajarem nesse movimento social. E que nossos políticos independentes de partidos e/ou interesses que abracem também essa causa.

Postem sobre o assunto e usem a Hastag #QueremosBR110
0 comentários

Taxa de desemprego é a menor para agosto em nove anos, diz IBGE

Taxa de desemprego é a menor para agosto em nove anos, diz IBGE

Taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 6% em agosto


A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 6% em agosto, a mesma registrada no mês anterior, segundo aponta levantamento divulgado nesta quinta-feira (22). Essa é a menor taxa estimada para o mês de agosto desde o início da série histórica do instituto, em 2002. Em agosto do ano passado, a taxa ficara em 6,7%.
Em agosto, a população desocupada somou 1,4 milhão de pessoas, ficando estável na comparação com julho. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, foi verificada queda de 10%. A população ocupada também não mostrou alteração, ficando em 22,6 milhões. Em relação a agosto de 2010, houve avanço de 2,2%.
Estável em relação ao mês passado, o número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado ficou em 11,0 milhões). Já sobre o mesmo mês no ano passado, mostrou alta de 7,5%.
Na análise regional, em relação a agosto de 2010, foram registradas quedas nas regiões metropolitanas de Recife (2,3 pontos percentuais) e de Salvador (2,8 pontos percentuais).
Salários
O salário médio real habitual dos ocupados ficou em R$ 1.629,40, aumento de 0,5% sobre o mês anterior. Na comparação anual, houve alta de 3,2%.
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores cresceu 1,8% em Recife e 3,8% no Rio de Janeiro, mas mostrou recuo em Salvador (1,4%), Belo Horizonte (0,8%), São Paulo (0,5%) e em Porto Alegre (1,1%).
Na comparação anual, foi registrada expansão em Salvador (4,5%), Belo Horizonte (3,5%), Rio de Janeiro (7,5%), São Paulo (0,8%) e Porto Alegre (3,8%). Em Recife, ocorreu queda 1,0%.
Na análise por ramo de atividade, o maior aumento no salário, em relação a agosto de 2010, ocorreu no setor referente a indústria extrativa, de transformação e distribuição de eletricidade, gás e água (6,6%).
Nível de ocupação
O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa), ficou em 53,9% em agosto de 2011 no total das seis regiões. Sobre julho deste ano e agosto do ano passado, ficou estável.
( Portal G1 )

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO
EDITAL DE SELEÇÃO DE CURRICULUM PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PESSOA FÍSICA Nº: 001/2011
1. APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

O Município de Upanema, Estado do Rio Grande do Norte, criado através da Lei Estadual nº: 874/1953, de 16 de Setembro de 1953, localizado na região oeste do nosso estado, limitando-se com Mossoró, Governador Sexpt Rosado, Açu, Paraú e Campo Grande (Augusto Severo), com 882 km2, com 12.996 habitantes.

2. O PROCESSO DE SELEÇÃO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE UPANEMA-RN, vem informar e tornar público a abertura de Edital para Seleção de Currículo para Prestação de Serviços de Pessoa Física, de vagas para preenchimento Coordenadora e da equipe de gestão do Convênio nº: 072157/2009, firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, tendo como objetivo garantir a inclusão das mulheres de comunidades rurais de Upanema/RN, no acesso às políticas públicas, fortalecendo sua soberania alimentar através da produção agroecológica para assim melhorar sua qualidade de vida e de suas famílias, bem como buscar espaços de comercialização e articulação nos movimentos de mulheres.
Este processo será constituído pela:
a) Avaliação de currículo do (a) candidato (a);
b) Avaliação da Carta de Apresentação do Candidato (a), colocando os motivos que levaram a participar do processo seletivo;
c) Entrevista com a comissão nomeada pelo Prefeito (a) Municipal de acordo com a portaria nº; 156/2011.

3. PRAZOS E INFORMAÇÕES GERAIS
· O currículo e a carta de apresentação devem ser enviado por correio eletrônico, até o dia 07 de Outubro de 2011, para o endereço eletrônico sec.agriculturaupanema@bol.com.br, por FAX: (84) 33250011 e/ou entregue na sede da Prefeitura, em envelope lacrado, a Rua João Francisco, 90- Centro, Upanema/RN;
· O resultado da análise dos currículos será em 14 de Outubro de 2011, e afixado na sede da Prefeitura Municipal de Upanema/RN e publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, além de ser comunicado ás pessoas que forem aprovadas para a próxima fase (entrevista).
· Quaisquer informações entrar em contato com a Prefeitura Municipal pelos telefones (84) 33250011 – falar com Aisamaque Dalyton Fagundes, ou pelo e-mail sec.agriculturaupanema@bol.com.br.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Convite Missa

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema, o Fórum das Associações Rurais do municipio, O Partido dos Trabalhadores, a CPT e a Família de ANTONIO ARNALDO DE MELO, ainda consternados com o seu falecimento,  convidam parentes e amigos e toda população Upanemense para juntos celebramos 01 ano de saudades.
Data: 15/09/2011
Horário: 08h00min
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Upanema/RN.

Agradece

A família.


Aniversário da Cidade.


domingo, 4 de setembro de 2011

Mulheres petistas vibram com a aprovação da paridade de gênero para o Estatuto do PT
Ministra Maria do Rosário discursa minutos após a conquista da paridade na política petista. (Foto Mário Agra - PT)

A reforma do Estatuto do PT aconteceu em clima de comoção na segunda noite (2) do 4º Congresso Nacional do PT e garantiu maior participação das mulheres na política.


*PT Multimídia - ouça e assista ao final deste texto todas as entrevistas sobre o tema mulheres.

O Partido aprovou por maioria indiscutível a paridade de gênero, prevendo participação feminina de 50% na composição das direções, delegações, comissões e cargos com funções específicas de secretarias.

Com um discurso emocionado a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) recordou a luta das mulheres petistas para conquistar espaço na política. “Alô mulherada! Esperamos 20 anos! Agora estamos aqui agradecidas aos companheiros e companheiras que souberam compreender a luta das mulheres dentro do PT. Mulheres do campo e da cidade, mulheres indígenas, brancas e negras que construíram esse Partido. Nós mulheres amanhã estaremos nas ruas dizendo que mais uma vez o PT diz sim para as mulheres”, exaltou.

A secretária nacional da juventude da Presidência da República, Severine Macedo, lembrou que o PT foi o Partido precursor ao estabelecer a cota de 30% de mulheres na direção do Partido. “Essa luta foi travada a muitos anos, primeiro aprovando a cota de 30% para as mulheres, o que qualificou muito a participação das mulheres nos espaços do PT. E o partido sai na frente mais uma vez, reconhecendo que tem que ter uma aposta igualitária entre homens e mulheres, cavando espaços de poder, espaços de decisão. O PT sai ganhando e com o PT ganhando, ganha a sociedade brasileira”, afirmou.
A militante Marccella Berte diz que o PT constrói e se aplica na sociedade. “Acho que a participação das mulheres e a garantia de paridade é essencial para que a gente equipare uma realidade que já se dá na sociedade no partido político . Não nascemos prontas, mas acho que as mulheres tem um poder imenso de dirigir o Partido, dirigir a política e mudar o país”.

A secretária nacional de Mulheres do PT, Laisy Morière, se emocionou ao relembrar a luta das mulheres no Partido ao longo dos 31 anos. “Estou muito emocionada porque essa é uma vitória das mulheres. Agora nós temos um desafio de formar as mulheres do PT para que elas possam estar nas direções representando o PT cada dia melhor e mais conscientes do que estão fazendo”, disse.

A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, ressaltou que o PT é um partido igualitário. “O PT quer igualdade para toda sociedade brasileira e ele começa em casa, e igualdade começa mesmo em casa e com respeito. As mulheres do PT construíram muitas vitórias e inclusive a vitória tão bonita e histórica de Dilma Rousseff presidenta da República. Hoje nós demos um passo muito importante, a paridade do PT vai ter grande influência no parlamento e na sociedade brasileira como um todo. Estou vibrando com essa vitória”.

Para a deputada federal Janete Pietá (PT-SP), o PT avança novamente enquanto Partido. “A paridade significa um grande avanço, uma inovação. O PT continua sendo o precursor de todos os projetos que trabalham o fim da desigualdade. Agora nossa tarefa é organizar junto à Direção Nacional a construção dessa paridade”.
A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) acredita que a iniciativa do PT em ampliar os espaços de participação das mulheres terá influência no país. “Vamos celebrar uma conquista que tem um caráter de cunho social político muito importante para a vida organizativa do nosso Partido. Essa decisão histórica que o PT acaba de tomar vai influenciar diretamente na luta a nível nacional para que tenhamos mais mulheres na política, porque lugar de mulher é na política, é no poder”.

(Gabriella Gualberto – Portal do PT)

Mossoró: Reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, assina ficha de filiação ao PT no dia 29 de setembro


Foto: Divulgação
Filiação de Josivan Barbosa ao PT contará com a presença da deputada federal Fátima Bezerra


A solenidade de filiação do reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), professor Josivan Barbosa, ao Partido dos Trabalhadores, vai acontecer no dia 29 deste mês, às 17h, na Câmara Municipal de Mossoró.

O pré-candidato petista à chefia do Poder Executivo municipal explicou que a data havia sido definida para o dia 24, no entanto, por uma impossibilidade por parte da deputada federal Fátima Bezerra (PT) em participar do ato político, foi definida uma nova data.

Josivan ressaltou que, na oportunidade, além de Fátima Bezerra, outras lideranças estaduais do PT estarão presentes na cidade. O professor disse ainda que o diretório municipal do PT, juntamente com a executiva da legenda no Rio Grande do Norte, está trabalhando no sentido de trazer expoentes nacionais da legenda.

“Existe um grupo no PT trabalhando para que representantes do governo Dilma Rousseff venham à cidade participar da nossa solenidade de filiação ao PT. Alguns ministros foram contatados, mas ainda não há confirmação”, disse o reitor da Ufersa.

No que diz respeito à questão política, o professor Josivan Barbosa destacou que, recentemente, o PT abriu canal de diálogo com o Partido Comunista do Brasil (PC do B). Segundo ele, a conversa foi extremamente proveitosa.

O professor Josivan Barbosa sentiu por parte dos comunistas uma grande simpatia em relação aos seus projetos sobre Mossoró. 

De acordo com o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido, novas rodadas de conversas com o PC do B devem acontecer em breve, mas faz questão de ressaltar que a sua perspectiva é de que PT e PC do B caminhem juntos no pleito de 2012.

Fonte: Gazeta do Oeste

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CONVITE


Estamos convidando filiad@s e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores para participarem  do Congresso Municipal da Juventude PTista.
Data: 03/09/2011
Horário: 08:00hs
Local: Câmara Municipal

Desde já, contamos com a sua presença!

Terezinha de Jesus França Bezerra Freire
´PRESIDENTE

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Professores debatem a judicialização da greve da Uern


Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram ontem dia (1) pela manhã na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) e decidiram não discutir sobre a greve da categoria. A decisão foi tomada porque o relator da matéria que pede a ilegalidade e abusividade do movimento paredista decidiu não julgar de forma imediata o pedido de liminar que pede a suspensão da greve.
Antes de se manifestar sobre o pedido do Governo do Estado, através da Uern, o desembargador Saraiva Sobrinho decidiu solicitar informações às partes envolvidas no processo. Dessa forma, a assembleia foi encerrada e iniciou-se um debate sobre o pedido de ilegalidade da greve da Uern. A discussão foi iniciada através das explicações do assessor jurídico da Aduern, professor Lindocastro Nogueira.
Para o advogado, a decisão do desembargador representa uma vitória. “Percebemos uma evolução do entendimento do Judiciário no sentido que a melhor solução para os conflitos é a conciliação antes do julgamento do mérito da questão”, explica Lindocastro Nogueira.
Segundo o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, a categoria não mais aguarda uma resposta do Governo do Estado. “Entendemos que a resposta da administração estadual foi o pedido de ilegalidade da nossa greve. Prudentemente a categoria decidiu não se pronunciar sobre o movimento paredista, já que agora o Judiciário abriu um prazo para as partes se manifestarem. Tão logo, nosso Sindicato seja notificado, prestaremos todas as informações solicitadas pelo relator da matéria”, afirma.
Ontem, a Aduern recebeu um documento da Reitoria da Uern com respostas à pauta de reivindicações da categoria docente. No entanto, os professores decidiram não apreciar a questão em virtude da decisão do desembargador.

Ações judiciais
A Aduern acionou o Judiciário sobre a demissão dos professores com contratos provisórios, bem como a suspensão da gratificação dos docentes que lecionam nos Núcleos Avançados de Educação Superior. Apesar de apresentarem relatores diferentes, o assessor jurídico do Sindicato acredita que todos os processos deverão ser julgados ao mesmo tempo.


--

Fonte :ADUERN