quinta-feira, 26 de maio de 2011

Programa P1+2 capacita famílias agricultoras em Gestão de Água para Produção de Alimentos em Upanema/RN

 Programa P1+2 capacita famílias agricultoras em Gestão de Água para Produção de Alimentos em Upanema/RN

*Iracema Maniele


O Núcleo Sertão Verde, entidade responsável pela execução do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2, da Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA), estará realizando no P.A. Esperança nos dias 27 e 28 de maio/2011, a Capacitação de famílias em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA). A execução do Programa P1+2 no municipio de Upanema, conta com as parcerias do Fórum das Associações, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Prefeitura Municipal de Upanema, através da Secretaria Municipal de Agricultura e CPT. Na ocasião serão capacitadas 23 famílias beneficiárias com Cisternas Calçadão das localidades rurais de: P.A. Salgado, P.A. Padre Pedro, P.A. São Geraldo, P.A. Esperança, P.A. São Manoel, P.A. São Sebastião, e das comunidades de Colorado e Lagoa Seca, através do Termo de Parceira 004/2010 entre a AP1MC/ASA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS.
Segundo Micilene Vieira, Coordenadora Técnica do P1+2 (UGT Núcleo Sertão Verde), “este momento visa proporcionar aos agricultores e agricultoras, discutirem sobre as experiências de convivência com o Semi-árido Potiguar; conhecerem as implementações e políticas públicas desenvolvidas pela ASA, e ao mesmo tempo, possibilitar que estas famílias possam ser protagonistas de experiências exitosas segundo suas realidades locais”.
A Capacitação em GAPA tem como principal objetivo discutir a participação destas famílias na busca por segurança e soberania alimentar. Além de propiciar que elas possam produzir, consumir e comercializar alimentos saudáveis e agroecológicos, valorizando as relações de igualdade de gênero e potencializando a cultura e os saberes locais.
* Comunicadora Popular do Programa P1+2 – Núcleo Sertão Verde.

Nenhum comentário: