terça-feira, 12 de julho de 2011

Juventude do PT prepara grande intervenção no Congresso da UNE




A União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo fórum de discussão estudantil, o CONUNE que em sua 52ª edição ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho.

Com o tema "Educação tem que ser 10!", em alusão à campanha da entidade pelo investimento de 10% do PIB brasileiro na educação, milhares de jovens de todo o Brasil e América Latina são aguardados para definirem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos.
 
A Juventude do PT elegeu mais de 1.000 delegados para o Congresso da maior entidade juvenil do país e vai ter uma intervenção marcante, num fórum onde a maioria dos estudantes é de esquerda e vota no PT.

Por isso, na penúltima reunião de sua Executiva Nacional, a JPT aprovou um manifesto, que será distribuído aos estudantes reunidos na tradicional praça universitária, principalmente na PUC-GO e na UFG. A JPT também organizará uma grande plenária, onde apresentará seu II Congresso neste fórum do movimento estudantil.

Leia abaixo o manifesto dos jovens petistas, que vão agitar, com bandeiras, militância e idéias e propostas o 52o CONUNE:

Estudantes petistas fortalecendo a UNE para transformar o Brasil!
A Juventude do Partido dos Trabalhadores saúda todos os estudantes presentes ao 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes por participarem desse momento de grande mobilização e participação dos jovens brasileiros. A JPT reconhece na UNE um patrimônio construído nas lutas de milhares de jovens, das gerações passadas e da presente, e um espaço privilegiado para a discussão e construção de um país mais justo, democrático e soberano. É com muita alegria e confiança na juventude brasileira que vemos militantes simpatizantes e filiados contribuindo na mobilização e nas discussões do CONUNE, renovando constantemente o compromisso petista com as lutas dos movimentos sociais.

A JPT entende o movimento estudantil como um espaço político fundamental e encoraja todos os estudantes brasileiros a tomarem parte na construção das lutas estudantis. Mais que lugar de formação de novas gerações de lideranças, mais do que força na defesa da educação, os estudantes brasileiros organizados têm contribuição crucial a dar para a discussão do desenvolvimento e das transformações sociais do Brasil. Nesse sentido, a JPT aponta e sugere ao movimento estudantil alguns pontos centrais para a UNE debater e se posicionar diante do Brasil de hoje.

O Congresso Nacional está discutindo em uma comissão mista uma proposta de Reforma Política que terá impacto sobre o sistema eleitoral brasileiro e a força dos partidos políticos. A JPT considera o debate da Reforma Política essencial para a transformação do país, pois esta dependerá do empoderamento dos partidos políticos e de uma disputa eleitoral menos sujeita a abusos de poder econômico. Pautas como a manutenção do voto proporcional combinado com a introdução da lista fechada e do financiamento público exclusivo de campanha, prometem reduzir o viés personalista, a competição intra-partidária, valorizar a disputa de opinião e de projetos na sociedade e possibilitar viabilidade financeira a candidaturas populares. Ainda, devemos garantir que na reforma política seja pautado o tema da renovação de quadros dirigentes, com a inclusão de regras que dêem oportunidade ao surgimento de lideranças políticas jovens.

As pautas da educação continuam centrais para a juventude brasileira. Apesar de termos obtido diversos avanços nos últimos anos, diversos desafios ainda precisam ser superados no próximo período. Por isso, toma centralidade estratégica as discussões do Plano Nacional de Educação, em especial o avanço nas metas de financiamento proposta pelo plano. Assim, devemos defender de forma contundente o investimento de 10 % do PIB em educação e a destinação de 50% do Fundo Social do Pré-sal para investimentos na área. A preocupação com o ensino superior e a assistência estudantil não significa que a luta da UNE se restrinja aos temas diretamente afetos aos universitários. Os problemas crônicos da educação básica também devem ser foco das discussões da UNE, especialmente pautas urgentes como a erradicação do analfabetismo e a redução das taxas de evasão escolar no nível médio, que estão atingindo taxas alarmantes em todo o território nacional.

Por fim, por ser um espaço de organização dos jovens por excelência, a discussão de políticas geracionais também é tema especial para a UNE. Uma política que não veja o jovem apenas como um público-alvo ou como um problema social, e consiga perceber essa geração como um potencial para transformar a realidade social do país é pauta indissociável de qualquer discussão a respeito do desenvolvimento. Por isso, devemos definir de forma prioritária a participação dos estudantes brasileiros na Conferência Nacional de Juventude, entendendo-a como espaço privilegiado para fortalecer o protagonismo da juventude no presente e no futuro do desenvolvimento do país. O Brasil soberano, justo e democrático que a UNE sempre defendeu passa pelo investimento na juventude brasileira!


Assessoria da JPT

Nenhum comentário: