Dando continuidade as políticas territorias, o território Sertão do Apodi realizou hoje, 06/03 a I Conferência Regional de Assistência Técnica - ATER. O evento aconteceu em Apodi/RN, no auditorio do IFRN e contou com a participação de aproximadamente 170 participantes dos 17 municipios que compõem o território e representantes dos diversos setores Governamentais e Não Governamentais que atuam junto a agricultura familiar. A mesa de abertura foi presidida por Raimundo Costa, (Delegado do Ministerio do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte - MDA). Entre outras autoridades, participaram da mesa os senhores Espedito Rufino (PDHC/MDA/Governo Federal), Pola Pinto (FETRAF RN), Manoel Cândido (FETARN), Marcílio Dias Lucena (Superintendência da Pesca no RN), Aurinete Silva (STTR de Olho Dágua dos Borges) e Socorro Oliveira (DFDA RN).
Dentro da programação oficial, o Diretor do Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA-FIDA/ONU, Espedito Rufino de Araújo, representando o Governo Federal ainda assinou convênios que somam quase R$ 1,5 milhão para assessoria técnica a 2,5 mil famílias rurais do Território Sertão do Apodi.
As ações alcançam os municípios de Apodi, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Olho Dágua do Borges, Rafael Godeiro, Janduís, Umarizal, Campo Grande e UPANEMA. Nestes municípios as assessorias técnicas elaboram ou acompanham projetos produtivos e sociais que são financiados com novos investimentos que se somam aos citados.
No caso do município de UPANEMA, o Projeto Dom Heldér Câmara/Governo Federal atende aproximadamente 400 famílias residentes nas comunidades de Umari, Tapera, Cabano, Vertente, Santa Maria, Várzea da Laje, Cacimba do Meio, Piracicaba, Retiro, Baixa Fechada e Vila Paraibana e os assentamentos Palheiros III, Baixa do Dutra e Lagoa Vermelha. As entidades responsáveis pela assessoria técnica são o Núcleo Sertão Verde e a Cooperativa Terra Livre que daram apoio e continuidade ao trabalho de cerca de 6 anos com resultados importantes já alcançados.
Dando continuidade ao evento, os participantes discutiram e apresentaram propostas visando uma assistência técnica permanente que respeite e valorize o homem e a mulher do campo. De UPANEMA participam Ismar Vicente dos Santos (STTR), Luiza Maria Benevides (Forúm das Associações Rurais), Raimundo Azenilton (Santa Maria/Várzea da Laje), Maria de Lourdes (Cacimba do Meio), Joaquim Rocha (Umari/Tapera), Maria Luciene (Palheiros III), Lazaro Clecio (Associação Pegâs), Genaldo Bandeira e Iolanda Tavares ( Cooperativa Terra Livre), Suzana Medeiros e Silvanete Silva (Mobilizadoras Sociais), além de Aisamaque Dalyton (PMU/ Secretaria Municipal de Agricultura).
Nenhum comentário:
Postar um comentário