sábado, 29 de agosto de 2015

INCRA inaugura novas residências em nosso municipio.



Na última sexta-feira, os assentamentos Esperança e Lagoa Vermelha receberam a caravana da Superintendência Estadual do INCRA cumprindo uma agenda de inaugurações e apresentação de novos projetos. 
Superintendente, técnicos, equipe territorial acompanhados de entidades, ONGs, movimento sindical, Prefeito Municipal, Vereadores tiveram a oportunidade de inaugurar simbolicamente a ampliação de 34 (trinta e quatro) residências localizadas no Assentamento Lagoa Vermelha.   Ainda no P A Lagoa Vermelha, Vinicius Araújo - Superintendente do INCRA assumiu o compromisso de em parceria com a Prefeitura Municipal,  recuperar a quadra de esporte como também a caixa d' água elevada. Para o representante da Associação Valdeci Araújo a comunidade só tem a agradecer ao INCRA e a todos os parceiros de contribuir com o desenvolvimento daquela localidade. Recuperamos e ampliamos todas as nossas casas e agora vamos lutar pelo conserto da nossa quadra de esporte, finalizou Valdeci Araújo. 
Já no Assentamento Esperança, além da recuperação e ampliação das 76 (setenta e seis) residências, o Superintendente ainda inaugurou a "Casa Sede" um sonho antigo de toda localidade. A representante da Associação Antonia Gondim Bezerra, tocada de muita emoção, afirmou que todas as famílias   agradeciam  ao governo federal através do INCRA pelas novas casas. "Ficaram muito boas, todas com alpendres, piso, cozinha ampla...."  concluiu.
Ainda no P A Esperança, o Superintendente concluiu assumindo o compromisso de lutar pela perfuração de um poço tubular que atenda a demanda de todas as famílias, bem como fortalecer os grupos produtivos existentes. 
Para Suely Oliveira, Centro Feminista 8 de Março - CF8, com a construção dessa sede, as mulheres da comunidade terão um espaço para reunião, debates, palestras e beneficiamento da produção,  advinda dos quintais. 
Segundo Ismar Vicente dos Santos,  Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema/RN "o dia reforça a importância da reforma agrária em nosso município. Só nesses 02 (dois) assentamentos foram investidos aproximadamente R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais)  proporcionando uma melhor qualidade de vida para essas famílias".
Já para José Carlos - Comissão Pastoral da Terra - CPT, essas ações são importantes pois trazem mais desenvolvimento para os assentamentos. Antes, lutávamos pela terra, hoje á demanda é estradas, agua para produção, residencias de boa qualidade, unidades de saúde... a luta não para, afirma José Carlos. 
Para o Vereador Aismaque Dalyton - PT o momento reflete uma parceria que temos em nosso município com INCRA. Graças ao envolvimento das comunidades, ONGs, movimento sindical, estarmos aqui concluindo essas obras. Essa parceria não pode parar por aqui,  vamos lutar para que essas ações cheguem a todos os assentamentos do nosso município. Já estamos discutindo sobre os créditos iniciais, apoio para as mulheres assentadas, perfuração de poços entre tantos outros, finalizou o edil.    

Lula diz que ‘voltou a voar outra vez’ e promete ‘incomodar’



Incomodado com a constante perseguição da imprensa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que voltará a “voar outra vez”. Com a promessa de dar “um pouco de sossego” à presidenta Dilma Rousseff, o petista prometeu viajar e dar mais entrevistas.
“Eu, agora, vou incomodar”, brincou.
“Vou ver se eles dão um pouco de sossego para a nossa querida Dilma e se incomodam comigo. Estou naquela fase de quem está esperando o dia da aposentadoria. Mas as pessoas não me deixam em paz. Os adversários, todo santo dia, falam meu nome”, declarou.
Na manhã deste sábado (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente do Uruguai e senador pelo país, José Pepe Mujica, participaram de seminário organizado pela prefeitura de São Bernardo, em São Paulo.
Ao falar diretamente a Mujica, Lula disse: “Você só consegue matar um pássaro se ele ficar parado no galho. Se ele voar, fica difícil”. “Eu voltei a voar outra vez”, declarou, sendo aplaudido de pé pelo público presente que gritava seu nome.
Os dois ex-presidentes participaram do debate no Seminário Internacional Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI, organizado pela prefeitura local.
Legado - Na ocasião, Lula relembrou as experiências de participação popular criadas pelo PT ao longo de seus 35 anos e dá oportunidade que seu governo deu ao ouvir os trabalhadores e movimentos sociais dentro do Palácio do Planalto. E por isso, segundo ele, durante seus oito anos de mandato, as políticas não eram do governo, eram do povo.
“Se perguntarem qual foi o maior legado que deixei, foi a relação que o governo estabeleceu com a sociedade e com os movimentos sociais. Se juntar todos os presidentes do país, antes de mim, eles não fizeram 10% das reuniões que fizemos”, afirmou, lembrando que foram feitas 74 conferências nacionais, que começavam no municípios.
O ex-presidente Lula comentou também a situação política atual, especialmente a grande polarização na qual se encontra o Brasil. “De onde vem esse ódio? Será que uma parte desse ódio demonstrado contra o PT é porque as empregadas domésticas conquistaram mais direitos?”, questionou.
Uma das conquistas de seu trabalho em defesa dos trabalhadores citadas por Lula foi a criação do Partido dos Trabalhadores, que nasceu da necessidade de ter um trabalhador na política e, assim, garantir direitos básicos hoje como reivindicar melhores para a classe por meio de greves.
Mujica - O ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, foi o primeiro a falar e defendeu a importância dos partidos políticos para a manutenção das conquistas sociais dos cidadãos. Ele afirmou que a democracia requer partidos e que sem eles não há democracia.
“Os partidos são a vontade coletiva de grupos humanos. Os grandes meios nunca vão estar do lado do povo. São empresas, que atendem a outra forma de entender o mundo.
Para o uruguaio, “não há homens imprescindíveis, há causas imprescindíveis”.
Ao fim de sua fala, Mujica foi aplaudido em pé pelo público presente no auditório do Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforp).

Fonte:  Agência PT de Notícias, com informações do Instituto Lula

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Vereador Aisamaque Dalyton - PT apresenta requerimento solicitando a reativação da emissão de documentos pessoais em nosso municipio. .



Câmara Municipal de Upanema/RN
Gabinete do Vereador
Aisamaque Dalyton



REQUERIMENTO N.º _____/2015

Com fulcro no § 1º do Art. 93 do regimento interno, o edil subscrevente abaixo vem respeitosamente solicitar a seguinte providência:



Solicita do Poder Executivo Municipal a reativação do programa de emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho neste município, ou que se busque parceria com os órgãos competentes para realização do mesmo.


EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE UPANEMA (RN).


O Vereador Subscrevente Requer, cumpridas as formalidades regimentais vigentes, e após aprovado este pelo plenário, que seja oficializado nos termos da epígrafe acima destacada, com intuito de proporcionar maior acessibilidade para a população em adquirir os referidos documentos.

Sala das Sessões, Gabinete do Vereador
Upanema (RN), 13 de Agosto de 2015





AISAMAQUE DALYTON FAGUNDES CONCEIÇÃO
Vereador


Lula participa de atos políticos no norte e na capital de MG



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quinta-feira (27) para Montes Claros, na região norte de Minas Gerais, onde participa com o governador Fernando Pimentel do 1º Encontro dos Povos das Gerais. E na sexta-feira (28), participa de ato em defesa da democracia e da Petrobras no Congresso Estadual da CUT-MG, em Belo Horizonte.
O ato em Montes Claros começa às 17h no estacionamento da Faculdade Ibituruna. O encontro reunirá povos e comunidades tradicionais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha com o intuito de debater e trocar experiências em torno de práticas agroecológicas e ainda discutir e propor a implementação de políticas públicas voltadas para as comunidades tradicionais.
Já em Belo Horizonte, o ex-presidente participa do 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais, às 18h, no Chevrolet Hall, que será um ato em defesa da Petrobras e da democracia. O ato, que simbolizará a unidade dos movimentos sindical, sociais e estudantis em Minas Gerais, contará com a participação do MST, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outras forças populares organizadas, e também abrirá o 44° Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE).

Fonte: Instituto Lula

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vereador solicita organização do trânsito em dias de feira livre em nosso municipio.




Câmara Municipal de Upanema/RN
Gabinete do Vereador
Aisamaque Dalyton



REQUERIMENTO N.º _____/2015

Com fulcro no § 1º do Art. 93 do regimento interno, o edil subscrevente abaixo vem respeitosamente solicitar a seguinte providência:



Solicita do Poder Público Municipal a organização do trânsito em dias de segunda-feira nas ruas e avenidas destinadas a feira livre.


EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE  UPANEMA (RN).


O Vereador Subscrevente Requer, cumpridas as formalidades regimentais vigentes, e após aprovado este pelo plenário, que seja oficializado nos termos da epígrafe acima destacada, visando melhores condições de trabalho para os comerciantes locais e mais segurança para a população em geral.

Sala das Sessões, Gabinete do  Vereador
Upanema (RN), 07 de Agosto de 2015





AISAMAQUE  DALYTON FAGUNDES CONCEIÇÃO
Vereador

Em promunciamento Vereador Aisamaque Dalyton - PT/RN, cobra o agendamento da audiência pública sobre o saneamento básico.



Senhor Presidente,
Colegas Vereadores,
Demais autoridades aqui presentes,
Meus senhores, minhas senhoras, bom dia.

Retornando as atividades, após mais um recesso parlamentar, gostaria de iniciar relembrando a mesa diretora desta casa, algumas solicitações apresentadas por nosso mandato parlamentar durante todo o primeiro semestre e que ainda encontram-se pendentes:
1-       Saneamento Básico: Consta nos nossos arquivos a solicitação de uma audiência publica/reunião ampliada com todos os envolvidos com essa obra. Já se passaram alguns meses e não temos nenhuma informação nova sobre o retorno dessa ação. Enquanto isso, a população sofre com a falta desse serviço!

2-      Sinalização na via urbana da  BR 110:  Gostaria de relembrar que se faz necessário cobrarmos uma posição do DNIT a cerca da sinalização das ruas e  avenidas inseridas no trecho da BR 110. A cada dia aumenta o trafico de transportes em nosso município, podendo ocasionar acidentes.

3-      Atendimento Bancário: A cada dia, a cada final de mês,  nossos aposentados (as), pensionistas sofrem com a péssima prestação de serviço bancário existente em nosso município. Filas se formam na madrugada,  idosos recorrem a terceiros para receberem seus vencimentos.... o comercio local clama por solução. È preciso agendar novamente  reuniões com as gerencias do Banco Bradesco, Brasil e Correios, afim  de melhorar os seus atendimentos em nosso município.

4-      Sistema de Inspeção Municipal- SIM: È necessário que o nosso município faça cumprir a lei nº:  e implante o Sistema de Inspeção Municipal, permitindo  a certificação dos produtos provenientes da agricultura familiar como derivados do leite, polpas de frutas e etc, proporcionando o acesso dos nossos agricultores (as) aos  programas institucionais, como;  PNAE e PAA. 

     Já quanto ao poder executivo, afirmar que aproveitando esse recesso parlamentar, visitei alguns setores do nosso município e pude constatar em loco a insatisfação da nossa população no tocante aos serviços públicos básicos e essenciais ao bom desenvolvimento de uma sociedade;  A falta de iluminação pública principalmente na zona rural, as estradas vicinais, a falta de sinalização nas ruas e avenidas da nossa cidade, o rodízio de profissionais na área da saúde, as filas para atendimento nas unidades básicas de saúde, os animais soltos na cidade....
  Por fim, cobrar e aguardar que soluções sejam tomadas para os problemas apresentados. Enquanto isso, nosso mandato parlamentar continuará vigilante aos anseios da nossa população.  
A todos (as), um bom dia!