segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Compra Direta movimentará agricultura familiar e beneficiará entidades sociais


Foi reiniciado hoje pela manhã, o programa denominado de Compra Direta Local da Agricultura Familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA é uma ação do Programa Fome Zero criado pelo Governo Federal e executado em parceria com os governos Estaduais e Municipais.  A finalidade principal do programa é incentivar a agricultura familiar compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para as pessoas em situação de insegurança alimentar.
 
Em nosso município, o programa Compra direta local é executado através de convênio firmado entre Governo federal – Ministério de Desenvolvimento Social – MDS, Governo do Estado - EMATER, Prefeitura Municipal de Upanema – Secretaria Municipal de Agricultura e movimentos sociais do campo.

A cerimônia de reinício do programa aqui em nosso município contou com a presença do vice-prefeito Manoel Carlos, que substituiu a prefeita Maristela, que estava participando de uma reunião em Natal, Edward Bezerra, representando a EMATER local, a vereadora Adelcina Bezerra, o presidente do Sindicato dos trabalhadores rurais de Upanema, Paulino Pereira, o secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton, Conceição Medeiros secretária de Saúde, Geraldo Neto secretário de Finanças, Valmir Aquino secretário de Obras, Anaximandro Eudson secretário de Turismo e Comunicação, Inácio Araújo secretário de Educação, Ana Maria Fernandes secretária de Urbanismo e Ação Social, além de vários diretores de colégios, representantes de associações, agricultores etc. O vice-prefeito Manoel Carlos disse que o programa Compra Direta, sempre teve o apoio da administração municipal e que a prefeita Maristela tem um carinho especial pelo programa, que promove a agricultura e beneficia associações e as crianças do nosso município, através da distribuição de alimentos saudáveis na complementação da merenda escolar.

O secretário Aisamaque Dáliton explicou que o programa esse ano tem menos recursos que no ano anterior, mas isso não impediu que mais agricultores e mais associações fossem beneficiadas. Ele conta que o número de favorecidos com o recebimento dos produtos é bastante diversificado. “Temos grupos de idosos, alunos das escolas municipais e dos projetos sociais desenvolvidos na secretaria de Ação Social e esse ano, estamos incluindo as crianças e adolescentes atendidas pelo programa de escolinhas de futebol desenvolvido pelo Upanema Futebol Clube”, enfatizou o secretário.

São objetivos desse programa:

  Fortalecer a agricultura familiar através da produção e a comercialização com preço justo;
  Reduzir a desnutrição alimentar nas camadas mais carentes da população dos municípios, sobretudo em crianças em idade escolar e os idosos.

Dados para 2011:

- Valor total do programa: R$ 31.000,00
- Agricultores (as) contemplados: 60
- Entidades beneficiadas: 25
 
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação

Nenhum comentário: