quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O avanço feminino na política


Secretária de Mulheres do PT, Laisy Moriére. (Foto Cristiano Silva - PT)
 O Partido dos Trabalhadores foi o primeiro do país a instituir o sistema de cotas na participação da militância feminina, isso já nos anos 90. Agora, em 2011, tornou-se também o primeiro partido no mundo a estabelecer a paridade (50% de participação) na presença das mulheres nos cargos de direção, delegações e cargos da Executiva.

A trajetória de lutas e conquistas das mulheres dentro do PT foi comentada pela Secretária Nacional de Mulheres, Laisy Moriére, que também falou sobre os desafios diante desta nova fase de participação feminina no Partido.  “O PT tem muitas mulheres extremamente habilitadas, com histórias de vida e de luta. Nós temos grandes teóricas do movimento feminista, da política em geral, temos uma bancada de deputadas e senadoras aguerridas”, ressaltou Laisy ao ponderar que, apesar do Brasil ter hoje uma presidenta eleita pelo Partido dos Trabalhadores e um time de Ministras em pastas estratégicas do governo, é preciso avançar mais.

“Sabemos que só vamos avançar na participação política efetiva das mulheres se tivermos uma reforma política com financiamento público, com lista partidária pré-ordenada por sexo e com paridade. Isso vai fazer com que as mulheres tenham condição de igualdade de disputa com os homens. Porque hoje a disputa eleitoral é desigual entre homens e mulheres”, afirmou.

Atualmente, a Secretaria Nacional de Mulheres está promovendo cursos de qualificação, com atividades nos 27 estados até o final do ano.


Frases Laisy Moriére:

“As mulheres do PT introduziram a discussão sobre as cotas afirmativas para participação na política”

“O PT tem muitas mulheres extremamente habilitadas, com histórias de vida e de luta. Nós temos grandes teóricas do movimento feminista, da política em geral, temos uma bancada de deputadas e senadoras aguerridas”.


(Jamila Gontijo – Portal do PT)

Nenhum comentário: