quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Comunidades rurais de Upanema são beneficiadas com o Programa P1+2.

As comunidades de Retiro e Baixa Fechada localizadas na região oeste do nosso municipio, serão beneficiadas com o Programa Social P1+2 (Uma terra e duas águas), uma alternativa popular de convivência com o semi-ariado, criada pela ASA  (Articulação do Semi-arido), que tem como objetivo proporcionar ao agricultor familiar, água para produção. O P1+2 a exemplo do Programa 1 milhão de cisterna - P1MC, são programas financiados pelo Governo federal, através do Ministerio de Desenvolvimento Social - MDS e coordenado pela ASA em parcerias com as UGMs e a sociedade civil organizada.

Em Upanema/RN, o programa P1+2 é executado pelo Núcleo Sertão Verde (UGM), sociedade civil organizada como o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, Forum das Associações Rurais e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

Nesta  2ª etapa serão 18 (dezoito) cisternas calçadão com capacidades de 52.000 Lts de água que fortalecerá a produção das familias residentes nas comunidades rurais com dificuldades de acesso á água. Na primeira etapa beneficiamos os projetos de assentamentos Esperança, São Manoel II, São Sebastião III, São Geraldo, Salgado e Padre Pedro Neefs, além do Sitio Cacimba do Meio e para essa etapa o MDS está priorizando as comunidades rurais, pois são nos povoados que exige maiores investimentos, explica Paulino Pereira Neto Presidente do STTR. Para execução desse programa é necessario a realização de cursos, capacitações, intercambio e palestras onde as familias beneficiarias recebem orientações basicas de uso da água e de convivência com o semi-arido.  

Nenhum comentário: