terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lula comparece à posse dos ministros Mercadante e Raupp.

 
Ao lado da presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou, nesta terça-feira (24), em Brasília, a cerimônia de posse de Aloizio Mercadante, que assumirá o Ministério da Educação, e de Marco Antonio Raupp, que vai assumir a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação no lugar de Mercadante. Foi a primeira visita de Lula ao Palácio do Planalto após o fim de seu mandato.
A nomeação ocorre com a saída de Fernando Haddad do Ministério da Educação. Desde julho de 2005 na frente da pasta, ele deixa o governo para se candidatar a prefeito de São Paulo.
 Em seu discurso, a presidenta Dilma citou a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a democratização da educação. “Como posso garantir o acesso democrático ao Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], ao Ciência sem Fronteiras, ao Prouni [Programa Universidade para Todos], sem o Enem? Como seria a modelagem dos programas educacionais sem o Enem?”, questionou.
“Projeto é como criança, se você não acompanhar, ele não melhora. Você tem que mudar o que está errado. Esta parte do processo é absolutamente virtuosa. Nenhum de nós é soberbo de achar que um projeto que se faz é perfeito. Ele precisa passar pelo teste da realidade, ele precisa da tentativa e erro. Há que reconhecer que, para um processo que abrange milhões de pessoas, é inevitável que nos primeiros tempos ele tenha alguns desvios. E esses desvios nós temos a humildade de reconhecer e de corrigir. Quem não é capaz de fazer isso não faz uma boa gestão. E aqui eu quero reconhecer que o Fernando [Haddad] é capaz de fazer isso”, afirmou a presidenta.
Despedindo-se, Haddad ressaltou as melhorias conquistadas nos últimos seis anos, como a implementação do Prouni e o estabelecimento de metas para a educação. “Deixo o ministério nas mãos de uma pessoa da mais alta capacitação técnica e política”, disse Haddad sobre Mercadante.
 
Com voz embargada, o novo ministro da Educação lembrou a trajetória de lutas ao lado de Lula. “O senhor plantou sementes por esse Brasil inteiro. Sementes de esperança, de dignidade do povo. Sementes de cidadania, de estabilidade, de liberdade. Sementes que estão fazendo o país florescer. Entre essas sementes, o senhor plantou a continuidade de seu governo com uma companheira de competência incrível”, afirmou.
Raupp, que deixa a Agência Espacial Brasileira para chefiar a pasta da Ciência e Tecnologia, citou a necessidade de explorar de forma inteligente o mar, a Amazônia e o Espaço. “Para aumentar a nossa capacidade de competir, urge que a inovação se torne mania e obsessão de milhões”. Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, entre outras autoridades.
FONTE: Blog do Marcos Imperial  

Nenhum comentário: