segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Depois de 20 anos, Brasil voltou a ter política habitacional, diz presidenta Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (30) que, passados 20 anos, o Brasil voltou a ter uma “uma política real de habitação”. Segundo ela, sem o acesso da população à casa própria, o governo não pode oferecer uma política de distribuição de renda. Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para as obras de urbanização da Bacia de Camaçari (BA), a presidenta anunciou a construção de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida para as famílias que vivem nas áreas de risco.
“Sempre que eu venho entregar ou lançar uma obra do Minha Casa, Minha Vida que tem ligação com qualquer obra de retirada da população de área de risco é um extremo orgulho. Porque eu acredito que nesse país uma das coisas mais importantes que nós mudamos foi a política habitacional. O Brasil passou mais de vinte anos sem ter uma política real de habitação, de garantia da casa própria para a sua população. E isso mostrava justamente a pouca importância que as lideranças políticas e os governos deram a uma questão essencial”, disse a presidenta.

Segundo a Caixa Econômica, 2.357 famílias que vivem nas áreas de risco ao longo do Rio Camaçari e seus afluentes serão reassentadas nas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. O investimento será de R$ 112,08 milhões.
As obras de urbanização integrada da Bacia do Rio Camaçari incluem a recuperação e a revitalização ambiental buscando a melhoria da qualidade de vida de 11,6 mil famílias. Serão investidos R$ 163,04 milhões em obras de saneamento, abastecimento de água, macro e microdrenagem, e reurbanização das margens dos rios que compõem a Bacia do Rio Camaçari.

Fonte: Blog do Planalto

Ministro da pesca faz entrega de equipamento no assentamento Rosário (Ceará - Mirim).

O ministro da Pesca e Aquicultura, Luís Sérgio Nóbrega, esteve no final da manhã deste domingo (29) no assentamento Rosário, no município de Ceará - Mirim, acompanhado de sua acessória, o superintendente da pesca no RN Marcilio, Lucena, Valmir Alves superintendente do INCRA no RN, Livania Frison coordenadora da superintendência da pesca no RN, a deputada Fátima Bezerra e outras autoridades locais e regionais, onde assinou um acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil, cuja parceria vai ajudar a desenvolver projetos da aqüicultura, com foco no cultivo da tilápia e da fruticultura irrigada em vários municípios do Mato Grande.

Além da assinatura do acordo de cooperação técnica, o ministro também fez a entrega de uma escavadeira hidráulica para o assentamento. O equipamento foi entregue à vice-reitora da Universidade Federal do RN, Fátima Ximenes, para uso na ampliação do Pólo de Tilápia  cultura da região do Mato Grande, Atualmente, a região tem 53 viveiros, dos quais seis no Assentamento Rosário Criado em 1998, o assentamento Rosário tem 120 famílias. A escavadeira vai atender cerca de 75 famílias dos assentamento do pólo Mato Grande, que tem hoje cerca de 40 a 50 assentamento em toda região.

A importância da escavadeira:
Vai diminuir os custos que os assentados têm para fazer as escavações dos viveiros de tilápia cultura. Com um projeto organizado, o assentamento Rosário quer construir daqui a um ano e meio um frigorífico para armazenar a produção de tilápia nos assentamentos da região que conta hoje com 50 viveiros no pólo. A expectativa é de construir 504 viveiros a parti de agora em no pólo Mato Grande que compõem dos municípios de Touros, Jandaira, Ceará - Mirim, Pureza, Bento Fernandes, Parazinho, Pedra Grande. 

Todos esses municípios vão ser beneficiados com a escavadeira. O assentamento Rosário possui seis tanques de cultivo da tilápia e uma produção anual chega a 13 toneladas, quando o manejo é feito de forma adequada, com tilápia com mais de 5 kg.  Depois da produção os viveiros passa pelo um tratamento de 3 messes, então depois desse processo de restauração começar uma nova produção de tilápia. O tilápia traz a água e a água garante a  produzir o ano inteiro no assentamento de manga, banana, macaxeira, goiaba, mamão, melancia aproveitando a água do próprio viveiro em toda a plantação. 

Com a produção de todas essas frutas e legumes, o assentamento atende o projeto da merenda escolar e a agricultura familiar que chega a vender 19 mil reais por mês, mais para isso acontecer tem que ter produção permanentemente, e é isso que a COOBEC faz, cooperativa de produtores de canudos. Coordenada pela ARCO, agencia regional de comercialização, criada pelos moradores do assentamento Rosário. E tem como coordenadora a competentíssima Livania Frison que foi a idealizadora do projeto, no  assentamento, a região é a que tem maior aquífero no subsolo, condições favoráveis ao desenvolvimento. No entanto, é a que tem menor Índice de Desenvolvimento Humano O IDH médio da região é de 0599, bem abaixo da média do RN. O Mato Grande é a segunda região do Estado com mais assentados. A ARCO tem parceiros importantes nesses projetos como BB/UFRN/MDA/INCRA/COLEGIO AGRICOLA DE JUNDIAI/ BNDS/IFRN e outros.

Ao Blog o ministro Luís Sérgio disse que é política do governo Dilma – tem a mesma linha do governo Lula de fortalecer os assentamentos. Tão importante quanto dar a terra é dar condições para a produção. Aqui tem o melhor exemplo produtivo. E se eles já produzem 13 toneladas sem muitos recursos, imagine com mais linhas de crédito e equipamentos. Vão produzir muito mais, afirmou o ministro. 


Não podemos deixar de registrar e luta da deputada Fátima Bezerra como falou o ministro, que lutou com unhas e dentes em Brasília para a aquisição da vinda dessa reto escavadeira para o assentamento Rosário que vai trazer o desenvolvimento para todo pólo Mato Grande. E sem perder tempo ali mesmo a deputada já cobrou a patrulha mecânica para o assentamento, um projeto que foi reapresentado, atualizado e espera com a ajuda do ministro Luiz Sérgio possa entrega a patrulha mecânica antes do final do segundo ano do governo Dilma.

A deputada ainda destacou parabenizou o Blog pela grande cobertura em todo evento de hoje. O Blog Marcos Imperial está virando referencia no RN e no Brasil pelo trabalho serio e comprometido. Até Brasília já se fala no Blog Marcos Imperial. O ministro Luiz Sérgio participou ainda da comemoração ao dia de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores, na Redinha. Durante o evento o ministro foi homenageado com o título de 'Amigo do Pescador Artesanal'.
 
Fonte: Blog do Marcos Imperial 

sábado, 28 de janeiro de 2012

Meteorologistas apontam bom inverno para este ano no RN.

Com início de tempo nublado e de chuva, mesmo que fraca, o homem do campo começa a ganhar mais fé para um ano de bom inverno e consequentemente de uma boa safra.

A previsão até o momento por parte da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - Emparn, é que esse ano será de chuvas de normal a acima da média,sendo que para a região do Semiárido, a estimativa é de que possa chover entre 600 a 700 mililitros e, para o Alto Oeste potiguar, a marca pode atingir 750 mililitros.

Vale salientar que, de acordo com o que foi explicado em recentes entrevistas do chefe do Departamento de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, a confirmação de um bom período invernoso para o estado só será definida no próximo mês,, após a Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte do Nordeste do Brasil, que desse vez será realizada em Natal, a exemplo do que já ocorreu em outros estados. Por enquanto, as observações das condições da atmosfera dos oceanos dão conta de um período com chuvas regulares propício a agricultura e a renovação de recursos hídricos já a partir desse final de mês e início de fevereiro.

A previsão inicial é de uma boa quantidade de chuva, sendo que no mês de março as precipitações ficarão mais intensas, afastando a possibilidade de seca.

Fonte: Site do Pola Pinto

PT comemora 32 anos de luta em defesa do povo brasileiro


O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores realiza no dia 10 de fevereiro, em Brasília, ato comemorativo dos seus 32 anos de fundação. A festividade ocorrerá durante o encerramento do Encontro Nacional de Prefeitos/as e Deputados/as Estaduais do PT. O evento, que será realizado no Centro de Eventos Brasil 21 (Plano Piloto), contará com a participação de dirigentes, militantes, ministros, parlamentares, prefeitos, lideranças sindicais e populares, além de representantes dos movimentos sociais e de partidos aliados.

Na comemoração do 32º aniversário de fundação, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, reafirma a posição do PT na defesa intransigente do povo brasileiro.

“Nestes 32 anos, o PT ajudou o Brasil a passar por grandes transformações, desde a luta pelo fim da ditadura, passando pelas Diretas Já, e contribuindo para a organização dos trabalhadores através da criação e construção da CUT. Depois, com a eleição de Lula e de Dilma, que fizeram com que o Brasil entrasse em um novo ciclo de transformação social e econômica. Podemos destacar os programas sociais que tiraram milhões de famílias da miséria, a geração de emprego e renda e a nova política para o salário mínimo, entre tantos avanços que ajudam o Brasil a ser hoje reconhecido e respeitado no cenário internacional”.

Rui Falcão também conclama os petistas a comemorarem a data com mobilização e alegria. “Por tudo isso, é importante celebrar essa história de 32 anos de lutas. Conclamamos toda a militância a realizar atos pelo país inteiro e os nossos parlamentares a usarem as tribunas para fazerem pronunciamentos em homenagem ao Partido, mobilizando assim a sociedade brasileira para que esse processo de transformação tenha continuidade na vida social e política do nosso País”, enfatiza o presidente do PT.

Durante as comemorações dos 32 anos de história, o PT também irá comemorar o Centenário de Apolônio de Carvalho, ativista histórico que assinou a primeira ficha de filiação ao Partido em 1980.

Fonte: portal.fatimabezerra.com.br

Deputada federal Fátima Bezerra (PT) acompanhará Ministro da Pesca no RN neste domingo

A Assessoria do Ministério da Pesca confirmou a vinda do ministro Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira ao Rio Grande do Norte neste domingo.Ele participará, às 11h, no Assentamento Rosário, da entrega de escavadeira hidráulica para o Território da Pesca e Aquicultura do Mato Grande e também assinará o Acordo de Cooperação Técnica do Ministério com o Banco do Brasil. O assentamento fica na na estrada que liga Ceará-Mirim a Maxaranguape,
Em seguida, Luiz Sérgio Nóbrega vai ao Society Beach Club, na Redinha, para prestigiar a Festa do Amigo Pescador e da Nossa Senhora dos Navegantes, ocasião em que será agraciado com o título de Amigo do Pescador Artesanal. O ministro esteve no estado pela última vez em julho do ano passado, quando assinou um termo de convênio entre o Governo do Estado, Governo Federal e Senai para qualificação de mão de obra em pesca em alto mar no Rio Grande do Norte.
Fonte: Blog da Dilma

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governo Federal e a prefeitura de Upanema distribui kits de irrigação para agricultores e agricultoras.

Cerca de 80 agricultores situados a margem do Rio Upanema foram beneficiados hoje, 23/01  com a entrega de kits para irrigação. Os kits fazem parte do projeto lançado pelo governo municipal em apoio aos irrigantes de nosso município. O objetivo é fornecer os instrumentos necessários para que os agricultores possam absorver o recurso precioso da água da barragem de Umarí, com equipamentos modernos e técnicas passadas por especialistas. Um dos destaques do kit é a entrega dos medidores de tarifa verde, que possibilita o agricultor pagar menos na conta de energia, um dos principais entraves para o produtor irrigante.
O projeto de entrega dos kits passou por diversas esferas burocráticas, que em alguns momentos pareciam intransponíveis. O representante da Comissão Pastoral da Terra, José Carlos – ex-secretário de Agricultura – enfatizou que essa luta contou com o apoio de muita gente, em especial, a deputada Fátima Bezerra – PT. Ele disse que essa é mais uma realização do projeto político assumido pelo Partido dos Trabalhadores, quando decidiu apoiar a prefeita Maristela e o vice-prefeito Manezinho em 2008.
 
O secretário de Agricultura Aisamaque Dáliton Fagundes (PT/local) também falou da importância da prefeita Maristela nesse processo, que buscou junto aos órgãos competentes em Brasília, a resolução das pendências existentes. Ele disse também que os agricultores do município estão de parabéns, pois esse é um projeto pioneiro no estado e que todos devem se orgulhar de ter uma administração que olha pelo homem e pela mulher do campo.
 
O vice-prefeito Manoel Carlos disse em seu discurso, que está na agricultura uma das saídas para o crescimento de Upanema. “Temos água, temos terras boas e pessoas com vontade de produzir. É por isso que nossa administração investe no homem do campo com projetos de geração de emprego e renda, mas que também levam o alimento a mesa do trabalhador rural”, afirmou.
 
A prefeita Maristela destacou a importância do projeto que irá beneficiar de forma indireta, mais de 300 pessoas. “Estamos dando as condições para que o trabalhador possa produzir. Muitos não acreditavam mais na realização desse projeto, mas estamos aqui em praça pública cumprindo mais um compromisso do nosso plano de governo e vamos cumprir mais ainda, até o fim de nosso mandato”, disse. 
Abaixo, relação completa dos beneficiarios (as): 
Antonio Vitorino de Medeiros
Arlindo Ferreira de Aquino
Antonio Targino Sobrinho
Associação dos Produtores Rurais do Sitio Boa Àgua II
Antonio Bezerra de Oliveira
Aldalene Bezerra Santos
Adalgisa Barbosa de Medeiros 
Antonio Carlos de Carvalho Filho
Antonio Fernandes Neto
Altina Joana da Conceição
Associação dos Produtores Rurais do Sitio Boa Àgua I
Anelio Fernandes dos Santos
Agenor Vitorino da Costa Filho
Associação do Projeto de Assentamento e Reforma Agrária Geraldo Messias. 
Antonia Freire Costa
Antonio Balbino de Castro
Antonio Ferreira de Aquino
Clecio Azevedo de Mendonça
Cosme Messias de Medeiros
Dalvirene Carlos de Carvalho
Everaldo Antonio da Silva
Everaldo Lopes Bezerra
Erton Luiz Rocha Bezerra
Francisco Vitorino Neto
Francisco Aquino da Rocha
Francisco Francelino Neto
Francisco Pequeno de Medeiros
Francisco Inácio de Castro
Francisco Aparecido Cabral
Francisco Damião Silva
Giuseppe Bezerra de Oliveira
Geraldo Freire de Oliveira
Gilberto Freire
Gilnete Bezerra de Oliveira
Gilvan Nogueira Alves Peixoto Junior
Hermíro Fernandes de Melo
José Lopes de Araújo
José Medeiros Pimenta
José Garcia de Medeiros
José Maria de Carvalho
José Maria da Silva
Jonatas Aquino da Rocha
José Bezerra de Oliveira
José Manoel da Silva
José Francisco da Silva
Josenir Alves de Melo
José Lopes de Medeiros
José Jonas Freire
José Antonio de Oliveira
João Ferreira Gama
Julio Floriano Soares
Luiz João da Silva
Luiz Lopes de Medeiros
Manoel Ferreira de Aquino
Maria Zilene Medeiros de Carvalho
Mariano Ribeiro da Silva
Maria Salete Medeiros Fagundes
Marcos Cristiano da Cunha Castro
Manoel Leandro Filho
Manoel Fagundes de França
Manoel Simão Neto
Manoel Garcia de M. Filho
Maria Nilza Costa Teixera
Manoel Joaquim Fernandes
Nerivaldo Lino de Mendonça
Nivaldo Joel da Silva
Nilza Cavalcante dos S. Carlos
Osias Maciel Carvalho Costa
Paulo Eloi de Carvalho
Raimundo Azenilton B. de França
Ronildo Lino Bezerra
Raimundo Lourenço de Aquino Neto
Severino Garcia de Medeiros
Sebastião Gonçalves da Silva
Tarcisio Aquino Costa Teixeira
Valfredo Dantas Pamplona
Valdecio Carlos da Costa
Vicente Rosa dos Santos
Valdeci José de Souza
Valerio Augusto Tavares de Mendonça 
Fonte:  Com informações da Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Presidenta Dilma é homenageada nos 458 anos da cidade de São Paulo

A presidenta Dilma Rousseff foi homenageada hoje (25), em cerimônia em São Paulo, com a Medalha 25 de Janeiro, concedida em reconhecimento ao mérito pessoal e aos bons serviços prestados à cidade. A solenidade marca as comemorações pelo 458o aniversário da capital paulista.
Ao entregar a medalha, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou que o brasileiros que moram em São Paulo torcem e trabalham para o sucesso da presidenta Dilma.
“O sucesso do seu governo é o sucesso do Brasil”, disse o prefeito.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também foram homenageados com a Medalha 25 de Janeiro
No discurso de agradecimento, a presidenta Dilma ressaltou o significado da cidade de São Paulo para os brasileiros com esperança ou em busca do desafio. Segundo ela, São Paulo, com sua capacidade de gerar riqueza e conhecimento, será sempre “um farol” para o Brasil.
“São Paulo teve sempre um efeito simbólico muito grande. Era aqui que o Brasil crescia, que a riqueza era produzida, que os trabalhadores tinham oportunidades”, disse Dilma Rousseff, lembrando a música Sampa, de Caetano Veloso. “Eu acho que tem um sentimento, uma sensação que passa no coração dos brasileiros quando cruzam a Ipiranga com a Avenida São João. A sensação de esperança de todos aqueles que muitas vezes saíram do Norte e do Nordeste para ganhar a vida. Também uma imensa esperança de que nosso país pode ser do tamanho de São Paulo. Essa esperança é que está sempre no coração e na cabeça da gente.”
Fonte: Blog do Planalto

Apesar da crise mundial, Brasil criou 1,9 milhão de novos empregos em 2011

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), apontam um crescimento de 5,41% em relação ao estoque de empregos de dezembro de 2010. O resultado foi o segundo melhor da série histórica do CAGED, menor apenas que o de 2010, quando foram criados 2.543.177 postos.
Entre 1995 e 2002, o Brasil gerou cerca de cinco milhões de empregos. Já no período 2003-2010 foram gerados 15 milhões de novos postos de trabalho. Somados aos 1,94 milhão do primeiro ano de governo da presidenta Dilma Rousseff, o Brasil gerou cerca 17 milhões de empregos com o Partido dos Trabalhadores (PT) comandando o governo federal.
Para o deputado Vicentinho (PT-SP), o resultado mostra o acerto da condução petista à frente do governo federal desde 2003. “Mesmo com essa adversidade internacional, na Europa, no Japão, nos Estados Unidos, o Brasil segue caminhando bem com as próprias pernas, sem se fechar para o mundo, mas fortalecendo o mercado interno, acreditando na capacidade do nosso povo. É uma ‘bola de neve’ positiva. A grande diferença entre o PT e tucanos no governo federal é que eles congelaram a distribuição de renda e o combate à desigualdade social, enquanto nós garantimos a estabilidade econômica, o crescimento e a distribuição de renda”, ressaltou Vicentinho, que integra a Comissão de Trabalho da Câmara.
Outro que comemorou o desempenho do Brasil neste quesito e destacou as diferenças em relação à era FHC (1995-2002) foi o deputado Fernando Ferro (PT-PE). “Esses dados sobre geração de emprego em 2011 são extremamente positivos para a nossa realidade econômica, política e social. Os números mostram o resultado das políticas de redução das taxas de juros, de aposta no ivestimento, na ampliação do parque industrial. Trata-se de uma concepção exitosa, bem diferente das políticas neoliberais aplicadas pelos nossos antecessores”, disse Ferro.
Setores
As informações por setor de atividade econômica mostram expansão generalizada do emprego. No setor de Serviços, teve o segundo maior saldo para o período, com a criação de 925.537 postos (6,43%). No Comércio foram gerados 452.077 postos (5,61%), na Construção Civil 222.897 postos (8,78%), e na Indústria de Transformação 215.472 postos (2,69%). A Agricultura obteve o melhor resultado desde 2005, com a criação de 82.506 postos (5,54%), na área Extrativa Mineral foram gerados 19.510 postos (10,33%), saldo recorde para o período, Administração Pública foram registrados mais 17.066 postos (1,90%) e no setor de Serviços Industriais de Utilidade Pública houve a criação de 9.495 vagas (2,48%).
Regiões e estados
A análise dos dados segundo o recorte geográfico também revela a expansão do emprego em todas as grandes regiões e Unidades da Federação. Com relação às grandes Regiões, os resultados foram: Sudeste (1.000.365 postos, terceiro maior saldo, com dois estados apresentando o segundo melhor desempenho); Nordeste (329.565 postos, segundo melhor resultado, com um estado apontando recorde e três o segundo maior saldo); Sul (328.608 postos, terceiro maior saldo para o período); Centro-Oeste (+154.593 postos, segundo melhor desempenho, com um estado registrando o segundo melhor saldo) e Norte (131.429 postos, segundo melhor resultado, com dois estados exibindo recordes e um o segundo maior saldo).
Os estados que mais geraram empregos em 2011 foram São Paulo, com 551.771 novos postos (4,77%); Minas Gerais, 206.402 postos (5,42%), o segundo maior saldo para o período; Rio de Janeiro, com 202.495 postos (5,95%), também o segundo melhor resultado para o período; Paraná, 123.916 postos (5,20%) e Rio Grande do Sul, com a criação de122.286 (5,15%). Foram registrados desempenhos recordes no Amazonas, com 45.186 postos (11,47%); Alagoas, 20.050 postos (5,91%) e Amapá, que gerou mais 7.256 postos (11,90%). Os estados de Pernambuco, com 89.607 novas vagas (7,62%); Goiás, 68.053 postos (6,77%); Pará, 51.493 postos (8,04%); Paraíba, 20.273 postos (6,13%) e Sergipe, mais 19.213 postos (7,38%), também tiveram segundo melhor resultado desde 2003.
Dezembro
Devido a fatores sazonais (entressafra agrícola, término do ciclo escolar, esgotamento da bolha de consumo no final do ano, fatores climáticos) que afetam quase todos os setores e subsetores, o nível de emprego em dezembro de 2011 foi negativo. No total, houve redução de 408.172 postos de trabalho, representando uma queda de 1,08%, em relação ao estoque de dezembro de 2010. O resultado é muito próximo do ocorrido em 2010, quando houve uma redução de 407.510 postos (-1,12%). O número de admissões em dezembro foi de 1.305.051 e o de desligamentos foi de 1.713.223, nos dois casos, os maiores registrados para o mês.

Fonte: Portal do PT

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

GUIDO MANTEGA: Governo vai acelerar os investimentos em 2012

O governo federal vai aumentar os investimentos em 2012, expandindo os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e dos programas sociais. Após a reunião ministerial no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (23) que o controle dos gastos vai continuar, mas a orientação é “dinamizar” os investimentos para garantir o crescimento sustentável da economia.
“O ano de 2012 será de aumento dos investimentos. Vamos manter o controle dos gastos, mas vamos viabilizar os investimentos. É o ano do reforço do investimento”, explicou Mantega.
Segundo ele, o governo vai acelerar os investimentos nos projetos da Copa, que devem receber R$ 30 bilhões. O programa Minha Casa, Minha Vida, o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria também integram a estratégia do governo de assegurar o crescimento do PIB de 4,5% em 2012.
Mantega ressaltou que os programas de distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno também são “forças propulsoras” do crescimento sustentável do país. Com isso, acrescentou, a classe E entrou “em extinção”.
“A classe E está desaparecendo migrando para uma grande classe média que está sendo criada”, explicou o ministro. 

Fonte: Blog do Planalto


Lula comparece à posse dos ministros Mercadante e Raupp.

 
Ao lado da presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou, nesta terça-feira (24), em Brasília, a cerimônia de posse de Aloizio Mercadante, que assumirá o Ministério da Educação, e de Marco Antonio Raupp, que vai assumir a pasta da Ciência, Tecnologia e Inovação no lugar de Mercadante. Foi a primeira visita de Lula ao Palácio do Planalto após o fim de seu mandato.
A nomeação ocorre com a saída de Fernando Haddad do Ministério da Educação. Desde julho de 2005 na frente da pasta, ele deixa o governo para se candidatar a prefeito de São Paulo.
 Em seu discurso, a presidenta Dilma citou a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a democratização da educação. “Como posso garantir o acesso democrático ao Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], ao Ciência sem Fronteiras, ao Prouni [Programa Universidade para Todos], sem o Enem? Como seria a modelagem dos programas educacionais sem o Enem?”, questionou.
“Projeto é como criança, se você não acompanhar, ele não melhora. Você tem que mudar o que está errado. Esta parte do processo é absolutamente virtuosa. Nenhum de nós é soberbo de achar que um projeto que se faz é perfeito. Ele precisa passar pelo teste da realidade, ele precisa da tentativa e erro. Há que reconhecer que, para um processo que abrange milhões de pessoas, é inevitável que nos primeiros tempos ele tenha alguns desvios. E esses desvios nós temos a humildade de reconhecer e de corrigir. Quem não é capaz de fazer isso não faz uma boa gestão. E aqui eu quero reconhecer que o Fernando [Haddad] é capaz de fazer isso”, afirmou a presidenta.
Despedindo-se, Haddad ressaltou as melhorias conquistadas nos últimos seis anos, como a implementação do Prouni e o estabelecimento de metas para a educação. “Deixo o ministério nas mãos de uma pessoa da mais alta capacitação técnica e política”, disse Haddad sobre Mercadante.
 
Com voz embargada, o novo ministro da Educação lembrou a trajetória de lutas ao lado de Lula. “O senhor plantou sementes por esse Brasil inteiro. Sementes de esperança, de dignidade do povo. Sementes de cidadania, de estabilidade, de liberdade. Sementes que estão fazendo o país florescer. Entre essas sementes, o senhor plantou a continuidade de seu governo com uma companheira de competência incrível”, afirmou.
Raupp, que deixa a Agência Espacial Brasileira para chefiar a pasta da Ciência e Tecnologia, citou a necessidade de explorar de forma inteligente o mar, a Amazônia e o Espaço. “Para aumentar a nossa capacidade de competir, urge que a inovação se torne mania e obsessão de milhões”. Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, entre outras autoridades.
FONTE: Blog do Marcos Imperial  

domingo, 22 de janeiro de 2012

Prefeitura fará anúncio oficial do projeto de irrigação das famílias ribeirinhas

Está agendado para a próxima segunda-feira dia 23/01/2012 ás 10:00h na Prefeitura Municipal de Upanema, o anúncio oficial do Projeto de irrigação para as famílias ribeirinhas, localizadas as margens do Rio Upanema. Projeto esse financiado pelo Governo federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA em parceria com a Prefeitura Municipal de Upanema através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
O projeto também teve o apoio importante da Deputada Federal Fátima Bezerra (PT/RN), que lutou em Brasília pela liberação dos kits de irrigação para os produtores e produtoras rurais.
 
Os kits irão melhorar as técnicas de irrigação e com isso, aumentará a produção. O projeto de irrigação também contará com serviço de apoio técnico e com visitas as famílias beneficiadas onde serão distribuídos 80 (oitenta) kits de irrigação com medidores de tarifa verde incentivando os agricultores (as) familiares do município a produzir mais, melhor e com menor custo os seus produtos, gerando emprego e mais renda aos trabalhadores e trabalhadoras que dessa atividade sustentam as suas famílias.
 
“Nesta segunda-feira 23/01 faremos o anuncio oficial das famílias beneficiarias desse programa e já apresentaremos um calendário de ações que já inclui reuniões, capacitações, recebimento e implantação de todo material”, afirma a Prefeita Maristela Freire. Esse projeto de apoio aos irrigantes consta no plano de governo da prefeita Maristela e foi uma das solicitações acolhidas junto a população rural e principalmente daqueles produtores que possuem terras ao longo da margem do Rio Upanema.
 
FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

Nota da Democracia Socialista -DS sobre reafirmação de posição.‏



A democracia socialista - DS, tendência interna do Partido dos Trabalhadores - PT, reunida em Mossoró, no dia 20 de Janeiro de 2012, discutindo sobre eleições 2012, decide:


Reafirmar a decisão já tomada em junho de 2011 sobre a sucessão municipal e explicitada na resolução do PT quando afirma:

“A luta pela construção de candidatura própria para o PT na disputa majoritária”.
Entendendo que as candidaturas hora apresentadas pelos demais campos políticos da cidade, distanciam-se das boas praticas do modo petista de governar, nas quais a DS têm referencia.

Neste sentido,  a Democracia Socialista reitera sua total concordância com a resolução já tomada pelo partido dos trabalhadores, “fazendo valer no conjunto da comunidade mossoroense a disputa do projeto petista, bem sucedido no plano nacional em vários estados já governados pelo PT e em centenas de municípios.

O MODO PETISTA DE GOVERNAR provou ser a melhor alternativa para o desenvolvimento sustentável, a construção da visão republicana, democrática e popular de poder”.(resolução do DM-PT, junho,2011).

Esta posição do PT está sendo construída através da pré candidatura a prefeitura de Mossoró do professor Josivan Menezes.

Assim, A DS põe fim a uma polemica sem precedente nos meios de comunicação de Mossoró. Somos uma Tendência interna do PT e construímos juntos com as demais força a resolução do partido que decide por candidatura própria.

Democracia Socialista/Mossoró.- Tendência interna ao PT.

POR ESSA NINGUÉM ESPERAVA: Com 59% de aprovação, Dilma quebra recordes e supera até Lula.

Segundo pesquisa Datafolha publicada na edição dominical do jornal Folha de S. Paulo, a presidenta Dilma Rousseff conta com a aprovação de 59% dos brasileiros, que qualificam seu governo como ótimo ou bom. O índice supera o alcançado em pesquisas semelhantes por todos os presidentes após a redemocratização — incluindo o ex-presidente Lula, que teve 42% de aprovação ao completar um ano no primeiro mandato e 50% no segundo. 

Para efeitos de comparação, ao fim dos seus primeiros anos de governo, Fernando Collor tinha 23% de aprovação, enquanto Itamar Franco contava com 12% de aprovação e Fernando Henrique tinha 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. De acordo com o instituto, 33% dos entrevistados qualificam o governo Dilma como regular até o momento, enquanto 6% acreditam que a presidenta faz um trabalho ruim ou péssimo. O Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Com informações da Folha de S. Paulo e Terra.
 
FONTE: Blog do Marcos Imperial

Bancada petista elogia escolha de Mercadante para substituir Haddad no MEC

A escolha do senador Aloízio Mercadante (PT-SP) para ocupar o Ministério da Educação (MEC) no lugar de Fernando Haddad, que deixa o governo para disputar a prefeitura de São Paulo na eleição municipal deste ano, foi uma “decisão acertada”, segundo avaliação de deputados do PT na Câmara.

O líder da bancada, Paulo Teixeira (SP), ressaltou a longa trajetória de Mercadante dedicada à educação, “bandeira histórica” do partido e que ganha “enorme força” com a sua escolha, citando ainda o bom desempenho de Haddad.

Em substituição a Mercadante no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), assumirá Marco Antônio Raupp, ex-presidente da Agência Espacial Brasileira. O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (18), por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“A educação é a nossa bandeira. O PT tem lutado pela melhoria da qualidade, da democratização do acesso à educação; pela valorização dos professores e por investimentos em ciência e tecnologia. A escolha de Mercadante e de Raupp, um homem renomado, foi muito feliz”, avaliou Paulo Teixeira.

Para a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o País ganha com a escolha de Aloízio Mercadante. “Excelente escolha. Mercadante é professor, tem identidade com a área educacional, é um intelectual preparado, gestor experiente e político respeitado. Ele reúne todas as condições para dar continuidade ao excelente trabalho de Fernando Haddad e avançar frente aos novos desafios”, afirmou.

Para o coordenador do Núcleo de Educação do PT na Câmara, deputado Waldenor Pereira (BA), existe uma “semelhança” entre o trabalho desenvolvido pelo MCTI e o MEC. “Essa similaridade diz respeito à educação superior. A criação do programa Ciência sem Fronteiras, em 2011, que prevê a concessão de 100 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes, desde o nível médio ao pós-doutorado é um exemplo da dedicação de Aloizio Mercadante, que também negociou a fabricação de smartphones e tablets, na sua gestão frente ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou o parlamentar.

Na opinião do deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), relator do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Comissão de Educação e Cultura, “a educação é a cara do PT e Mercadante é um do melhores quadros do partido. Além de competente e inteligente, reúne os perfis técnico e político e sabe fazer política”, disse.

Nota

Aloízio Mercadante divulgou nota manifestando “contentamento” em substituir Haddad, que “realizou grande transformação na qualidade da educação no país”. E, ainda, “sinto-me muito seguro quanto à competência e ao espírito público do Dr. Marco Antonio Raupp’, referindo-se ao sucessor no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Fonte: portal.fatimabezerra.com.br

GOVERNO DILMA:Governo federal regulamenta a atuação de sete profissões da área de beleza e estética.

Uma novidade no mundo da beleza. As atividades de manicure, pedicure, cabeleireiro, barbeiro, esteticista, depilador e maquiador foram oficialmente reconhecidas como profissões. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira.
A partir de agora passa a ser obrigatório para quem atua nessas áreas obedecer às normas sanitárias, efetuando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento. Também fica instituído para todo 19 de janeiro o Dia Nacional desses profissionais.
 
Fonte: Blog da Dilma

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Comunidades rurais de Upanema são beneficiadas com o Programa P1+2.

As comunidades de Retiro e Baixa Fechada localizadas na região oeste do nosso municipio, serão beneficiadas com o Programa Social P1+2 (Uma terra e duas águas), uma alternativa popular de convivência com o semi-ariado, criada pela ASA  (Articulação do Semi-arido), que tem como objetivo proporcionar ao agricultor familiar, água para produção. O P1+2 a exemplo do Programa 1 milhão de cisterna - P1MC, são programas financiados pelo Governo federal, através do Ministerio de Desenvolvimento Social - MDS e coordenado pela ASA em parcerias com as UGMs e a sociedade civil organizada.

Em Upanema/RN, o programa P1+2 é executado pelo Núcleo Sertão Verde (UGM), sociedade civil organizada como o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais, Forum das Associações Rurais e conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura.

Nesta  2ª etapa serão 18 (dezoito) cisternas calçadão com capacidades de 52.000 Lts de água que fortalecerá a produção das familias residentes nas comunidades rurais com dificuldades de acesso á água. Na primeira etapa beneficiamos os projetos de assentamentos Esperança, São Manoel II, São Sebastião III, São Geraldo, Salgado e Padre Pedro Neefs, além do Sitio Cacimba do Meio e para essa etapa o MDS está priorizando as comunidades rurais, pois são nos povoados que exige maiores investimentos, explica Paulino Pereira Neto Presidente do STTR. Para execução desse programa é necessario a realização de cursos, capacitações, intercambio e palestras onde as familias beneficiarias recebem orientações basicas de uso da água e de convivência com o semi-arido.  

Para presidenta, educação é a ponte para um Brasil de oportunidades iguais para todos

Ao participar hoje (18) da inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Moreira da Silva, em Angra dos Reis (RJ), a presidenta Dilma Rousseff destacou que investir em educação é garantir a construção de um futuro de oportunidades. E afirmou que com o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) o governo federal está revertendo um quadro de desigualdade que já começava no momento do nascimento.
O centro de educação infantil irá funcionar em todos os meses do ano, cujo modelo será replicado em creches de todo o país. O objetivo, segundo a presidenta, é assegurar que as mães não deixem o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, garantir o desenvolvimento educacional, cognitivo, e psicossocial das crianças.
“Eu vim aqui porque para o Brasil essa não é apenas uma construção de concreto, não é apenas uma construção bonita; para o Brasil esse é o caminho do futuro, caminho para transformar as crianças nos brasileiros que de fato vão construir este país”, afirmou.
Em seu discurso, a presidenta frisou que uma grande preocupação do governo era garantir que as novas creches fossem inauguradas com alto padrão de qualidade, levando em consideração as áreas de infraestrutura, educacional e alimentar. Para ela, assegurar que uma criança de família pobre tenha a mesma oportunidade das demais crianças é a raiz para que o Brasil, no futuro, seja uma país plenamente desenvolvido no âmbito social e econômico.
“Tenho certeza e quero assegurar que o Brasil tem grande capacidade de crescimento, vai continuar gerando empregos, vai continuar garantindo estruturas como essas das creches, políticas como essas das creches, e assegurando que professoras tenham as oportunidades de transformar a vida dos nossos brasileirinhos e das nossas brasileirinhas.”
A presidenta garantiu, ainda, que o governo manterá os investimentos na educação da pré-escola à pós-graduação, e lembrou de programas bem-sucedidos, como o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudos para brasileiros cursarem o ensino superior nas melhores universidades do mundo.
Como “dever de casa”, a presidenta levará para Brasília o desafio de estudar uma maneira para garantir alimentação para as crianças nos finais de semana.
Participaram da solenidade o governador do Rio, Sergio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Pesca, Luiz Sergio, e o senador Lindberg Farias.
ProInfância - O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que 600 unidades para edução infantil estão sendo construídas em todo o país, e beneficiarão 1,5 milhões de crianças de zero a cinco anos.
“Se não cuidarmos das crianças desde o nascimento, depois é muito difícil corrigir as defasagens educacionais”, afirmou.

Presidenta conheces crianças que estudarão Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Moreira da Silva. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
São para crianças como Marcos Pimenta, de 1 ano e 7 meses; Ana Paula Soares, 2 anos; Bryan Victor, 2 anos; e Kaike Baia da Silva, 1 ano e 9 meses, todos já matriculados na Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Moreira da Silva, que o ProinFância foi pensado. Até 2014, serão 6 mil unidades de educação infantil para garantir que as mães tenham um local seguro e com qualidade para deixar seus filhos enquanto trabalham.
Para a merendeira Maria Aparecida Pimenta, 35 anos, mãe do pequeno Marcos, o acesso à creche representará uma economia de R$ 80 por mês, ou seja, mais de 10% da renda mensal da família.
“Uma creche assim ajuda muito. Quando a creche antiga não funcionava, eu tinha de levar ele para o trabalho”, conta ela.
Silvana Apolinário, mãe de Ana Paula, já faz planos para retornar ao mercado de trabalho, já que teve que deixar o emprego no fim do ao passado porque não tinha com quem deixar a filha. Durante um tempo, ela deixava Ana Paula com o avô e até tentou pagar uma babá. Não deu certo. Por mês, as babás da região cobram R$ 300, um valor muito alto para ela e para o marido, ajudante de obras.
“Assim que começarem as aulas, voltarei para o emprego. Já até combinei no restaurante que eu vou voltar”, conta animada.
 FONTE: Blog do planalto

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PT reúne prefeitos e deputados estaduais para iniciar mobilização rumo às eleições de 2012

A organização e coordenação do evento estão sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI) que tem à frente o deputado federal licenciado Geraldo Magela, atual secretário de Habitação do Governo do Distrito Federal.
Magela ressalta o objetivo principal do grande encontro. “O que nós queremos nesse dia é refletir e traçar as orientações para as eleições municipais. Daqui sairá a linha que os nossos candidatos vão adotar na próxima disputa eleitoral”. De acordo com a programação preparada pela SNAI, pela manhã ocorrerá a realização de mesas regionais que debaterão experiências do Modo Petista de Governar, além do encontro de deputados/as estaduais do Partido. Já na parte da tarde será realizada uma grande plenária sobre as eleições 2012, quando serão discutidas as estratégias do PT para a disputa eleitoral.
O secretário destaca também a importância das eleições municipais deste ano para o PT: “além de estarmos disputando o poder municipal, onde as pessoas vivem, nós também precisamos criar as bases de sustentação do nosso projeto nacional. Nós estamos no terceiro mandato de um grande projeto de transformação nacional. Essa transformação tem que se dar no plano nacional, nos estados e principalmente nos municípios. O fato do PT crescer nas eleições municipais ajuda na sustentação do nosso projeto nacional”.
Os cerca de 550 prefeitos/as e os 146 deputados/as estaduais petistas que vierem ao Encontro também vão participar das comemorações do 32º aniversário do PT, comemorado no mesmo dia. “Queremos com isso marcar para o Brasil a importância de 2012 para o nosso partido. Vamos ter um ato de comemoração do aniversário do PT no mesmo dia, ao final da tarde - início da noite – com a presença da presidenta Dilma. Esperamos contar também com a presença do ex-presidente Lula” – informa Magela.
Serviço:
Encontro Nacional de Prefeitos/as e Deputados/as Estaduais do PT
Dia 10 de fevereiro, com abertura a partir das 9 horas
Centro de Eventos Brasil 21 – Brasília – DF
Mais informações: Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do PT, pelo telefones (61) 3213-1314/1348/1406 e email: snai@pt.org.br

Fonte: Portal do PT

sábado, 14 de janeiro de 2012

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, anuncia medidas de crédito para apoiar produtor atingido por estiagem na região Sul.



Para apoiar os agricultores atingidos pela estiagem na região Sul do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) adotará medidas de crédito, seguro e apoio à produção como parte do conjunto de ações do Governo Federal.

Em coletiva realizada nesta quinta-feira (12), em Brasília, o ministro Afonso Florence reforçou que o ministério já desenvolve ações preventivas relacionadas à produção da agricultura familiar com o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF). Na região Sul, já são mais 390 mil contratos segurados pelo Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) na safra 2011-2012, o que corresponde a um valor de mais de R$ 3,1 bilhões segurados. Em todo o Brasil, o número de contratos financiados para custeio agrícola pelo Pronaf ultrapassa os 639 mil. Esses são os números referentes ao mês de janeiro, da safra 2011-2012, ainda em curso.

O ministro anunciou que os contratos do Pronaf tanto de custeio já renegociados quanto de investimento e custeio da safra 2011-2012 terão seus prazos de pagamento prorrogados até 31 de julho de 2012 para os municípios atingidos pela estiagem nos estados do Sul. Com o SEAF e outros subsídios, o governo federal tem mais de 85% do crédito de custeio na região afetada pela estiagem coberto com seguro agrícola.
“Até o momento, foram feitas 19 mil notificações de perdas. Na hipótese de chegarmos a 100 mil contratos com perdas, haverá necessidade de um valor da ordem de R$ 680 milhões. O valor vai variar de acordo com o número de notificações e o total de perdas apuradas na visita técnica à unidade produtiva rural”, observa o ministro.

O MDA está priorizando os laudos individuais, ou seja, os técnicos estão apurando a perda efetiva de cada produtor. Em caso de perda total, o seguro garante 100% do financiamento e um adicional de até R$ 3.500,00 por produtor.

Medidas

Para os agricultores dos municípios atingidos cuja renda de soja, milho e feijão seria utilizada para pagar o crédito rural, será proposto no Conselho Monetário Nacional que seja prorrogado para 31 de julho as parcelas com vencimento entre janeiro de 2012 e 30 de junho de 2012 de operações de custeio prorrogados de safras anteriores e as de créditos de investimento e de custeio da safra atual (2011-2012).

Para operações com seguro, o prazo vai viabilizar a elaboração de laudos de perda, permitindo a cobertura do seguro. Já para as operações sem seguro, o prazo de 31 de julho vai permitir a elaboração de laudos técnicos necessários para a renegociação das dívidas de produtores que tiveram perdas superiores a 30%. A partir dos laudos técnicos, os agricultores poderão renegociar operações de crédito de custeio da safra atual (11-12). Também poderão prorrogar para um ano após a última parcela prevista no contrato, as parcelas com vencimento em 2012 de operações de custeio já prorrogadas em safras anteriores.

O MDA, juntamente com os demais ministérios que integram as ações do governo para o Sul, também está estruturando um programa de venda de milho para alimentação animal, para atender agricultores familiares nos municípios que decretaram estado de emergência em decorrência da estiagem. As quantidades por produtor e os preços de venda serão definidos nos próximos dias. A medida evitará que falte alimentação para os animais.

Para o setor de produção leiteira, será garantido o acesso a grãos (trigo e milho) para o suprimento nutricional para o gado leiteiro. “Para o produtor de leite vamos comprar grãos e revender a preços subsidiados garantindo a nutrição animal e a continuidade da produção leiteira”, disse o ministro Afonso Florence.

FONTE: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA

OIT destaca política brasileira de valorização do salário mínimo


A experiência do Brasil de valorização do salário mínimo foi destacada no relatório Panorama Laboral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado nesta quinta-feira (12). Segundo o relatório, apesar de haver outras referências importantes na América Latina e no Caribe, cabe destacar a experiência brasileira por causa de sua importância no desenvolvimento socioeconômico recente do País.
O Brasil adotou, durante o segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma política de valorização do salário mínimo que acabou virando lei, em 2011, durante o governo da presidenta Dilma Rousseff.
A política foi fruto de um acordo entre sindicalistas, empresários e o governo. A base de cálculo para o salário é a inflação do período anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. No Brasil, o salário mínimo tem abrangência nacional e, legalmente, nenhum trabalhador pode receber um subsídio menor.
Entre os critérios adotados pela política de valorização do salário mínimo estão fatores como a preservação do poder aquisitivo, medido pelo índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial; e um aumento real baseado no PIB.
O relatório da OIT afirma que o salário mínimo é um pilar importante do modelo de crescimento com inclusão social, dada a sua referência para a estruturação do mercado de trabalho e para as políticas sociais.
Durante os oito anos de governo Lula (2003 a 2010), o salário mínimo aumentou, em média, 5,8% ao ano, com um incremento real acumulado de quase 60% de acordo com o documento. No mesmo período, o PIB aumentou, em média, 4% ao ano, sendo que o PIB per capita cresceu em um ritmo de 2,3%. O resultado disso, segundo o relatório, foi um crescimento do salário mínimo acima do PIB, o que desencadeou efeitos de redistribuição importantes e contribuiu para a redução dos níveis de pobreza.
Esse crescimento, aponta o relatório, é quase o dobro do observado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002). Nesses anos, o crescimento do salário mínimo foi de 3,3% ao ano e o crescimento do PIB de 2,3%; o PIB per capita cresceu 0,8%. Considerando os dois períodos (16 anos), o salário mínimo duplicou em termos reais.

FONTE: Blog do Marcos Imperial

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PT se prepara para disputa eleitoral de 2012 e reúne executivo e legislativo.



O Partido dos Trabalhadores já começou a mobilização para as eleições municipais de 2012. O primeiro evento desta agenda política é a realização do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas e de Deputados e Deputadas Estaduais Petistas. O evento acontece em Brasília no dia 10 de fevereiro de 2012. “O que nós queremos nesse dia é refletir e traçar as orientações para as eleições municipais. Daqui sairá a linha que os nossos candidatos vão adotar na próxima disputa eleitoral”, ressalta o secretário nacional de Assuntos Institucionais do PT, Geraldo Magela.

Os mais de 500 prefeitos e 140 deputados estaduais petistas que vierem ao Encontro também vão participar das comemorações pelo 32º aniversário do PT, comemorado no mesmo dia. “Queremos com isso marcar para o Brasil todo a importância de 2012 para o nosso partido. Vamos ter um ato de comemoração do aniversário do PT no mesmo dia, ao final da tarde - início da noite – com a presença da presidenta Dilma. Esperamos contar também com a presença do ex-presidente Lula” –explica Magela sobre a coincidência das datas do evento e de aniversário do partido.

O secretário ressalta a importância das eleições municipais do ano que vem para o PT: “além de estarmos disputando o poder municipal, onde as pessoas vivem, nós também precisamos criar as bases de sustentação do nosso projeto nacional. Nós estamos no terceiro mandato de um grande projeto de transformação nacional. Essa transformação tem que se dar no plano nacional, nos estados e principalmente nos municípios. O fato do PT crescer nas eleições municipais ajuda na sustentação do nosso projeto nacional”.


FONTE:Portal do PT

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PRESIDENTE DILMA REASSUME AGENDA DE TRABALHO NA PROXIMA SEXTA-FEIRA.



A Presidente Dilma Russef, decidiu retomar o trabalho para acompanhar mais de perto as providências que estão sendo tomadas dentro do governo para administrar os planos contra enchentes.

Fonte: Blog da Dilma

Governo federal libera R$ 482 milhões para recuperação de estragos causados pelas chuvas

O Diário Oficial da União traz publicada hoje (5) medida provisória que reabre crédito extraordinário de R$ 482 milhões em favor dos ministérios da Integração Nacional e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Do total dos recursos, R$ 443,9 milhões serão destinados ao apoio e a obras preventivas de desastres do Ministério da Integração. Além disso, R$ 32,9 milhões serão aplicados em ações de prevenção de desastres ligadas ao Ministério da Defesa e R$ 6 milhões, na implantação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

As chuvas castigam a Região Sudeste do país há vários dias. Minas Gerais é o estado mais atingido e contabiliza 71 municípios em situação de emergência, com oito mortos, mais de 9 mil desalojados e 436 desabrigados.

No Rio de Janeiro, seis municípios também decretaram situação de emergência. O estado tem cerca de 20 mil desalojados e 1,7 mil desabrigados.

Fonte: Portal do PT.