Em reunião extraordinária do Fórum das Associações Rurais do município, o Núcleo Sertão Verde apresentou a proposta do Programa uma terra e duas águas, Segurança e Soberania Alimentar, através do acesso e Manejo Sustentável da Terra e das Àguas - P1+2, financiado pelo Governo Federal, PETROBRAS desenvolvimento e cidadania e tem como objetivo, fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro, promovendo a segurança e a soberania alimentar. Nesta primeira etapa serão contemplados os municípios de Caraúbas, Carnaubais, Paraú, Tibau e Upanema, todos com a construção de cisterna calçadão, barragens subterrânea, cisterna de enxurrada e barreiro trincheira.
São tecnologias de convivência com o semiárido e enfrentamento á seca, capazes de permitir a geração de renda para as famílias agricultoras, através do acesso a água para a produção de alimentos agro-ecológicos, afirma Aisamaque Dalyton - Vereador - PT/Local.
Em Upanema, será construido inicialmente 106 tecnologias, sendo: 50 cisternas calçadão, 36 cisternas de enxurrada e 20 barreiros trincheira nas comunidades/assentamentos de Cabano, Vertente, P. A. Vertente, P. A. Salgado e P. A. Esperança.
Vale salientar que o programa dispõe de critérios para seleção das comunidades/assentamentos a serem contemplados como também para escolha das famílias a serem beneficiadas. Próximo passo será visitas as comunidades para apresentação do programa e cadastro das famílias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário