segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Caminhões-pipa chegam ao Rio Grande do Norte


Mais de 70 mil moradores da zona rural de 18 municípios do Rio Grande do Norte, dentre eles cerca de oito mil famílias de agricultores, passam a contar com o auxílio dos novos 18 caminhões-pipa doados pelo Governo Federal, nesta segunda-feira (23). A primeira doação do equipamento para o estado totaliza um investimento de R$ 4,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Até 2014, no Rio Grande do Norte, 149 municípios serão contemplados com os caminhões-pipa da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento total será de R$ 35,3 milhões. Para o estado já foram entregues 163 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras.
De acordo com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, a ação é essencial já que 95% do estado sofre com os efeitos da estiagem. “Cento e cinquenta municípios estão em estado de emergência, todas as ações que vierem para ampliar o armazenamento de água são muito bem-vindas. Estamos enfrentando a pior seca dos últimos anos, não só os caminhões-pipa, como retroescavadeira, motoniveladora, caminhão caçamba, são fundamentais para ajudarem a diminuir as dificuldades enfrentadas no dia a dia”, salienta.
De acordo com o delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa, existe uma carência por parte das prefeituras municipais desse tipo de equipamento. “É um maquinário caro e muito necessário para os pequenos municípios. Vai contribuir muito levando água para as comunidades afastadas e, inclusive, passando por estradas recuperadas por outros equipamentos do PAC 2, como a retroescavadeira e a motoniveladora”, destaca.
 Equipamentos O Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, Ambrósio Lins do Nascimento, destaca que é mais um equipamento que vai impulsionar a agricultura familiar. “Todos os cinco equipamentos vêm para ajudar o homem do campo. Tenho visto o trabalho das máquinas e elas estão servindo realmente o seu propósito”, assegura.
Os caminhões-pipas integram o conjunto de cinco equipamentos que o Governo Federal vai entregar para o Semiárido – retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá carregadeira.
Nota do blog: Upanema está entre os 149 municípios do estado que serão contemplados com esse equipamento, destinado ao fortalecimento do CAMPO.

Fonte: imprensa@mda.gov.br

Nenhum comentário: